Essas partes estão agrupadas em três curvas: cervical, torácica e lombar. Quando adequadamente alinhadas, essas curvas mantêm o seu corpo equilibrado. Elas também sustentam o seu corpo quando você se move.
Os Músculos Eretores da Coluna, em conjunto com os músculos do Core (Transverso do Abdome, Reto Abdominal, Oblíquo) sustentam a Coluna Vertebral. A grande importância é a manutenção dos Músculos Eretores da Coluna através de exercícios tendo como meta a anulação ou a diminuição da dor dependendo do grau da patologia.
O sacro é um osso de formato triangular que fica na base da coluna vertebral, próximo às nádegas. Em crianças, ele é composto por 5 vértebras, que se fundem completamente aos 26 anos de idade.
Latíssimo do dorso. O músculo latíssimo do dorso (do latim “latissime”, que significa largo, e “dorsi”, que significa costas) é um músculo bem grande das costas.
A fricção com pomadas analgésicas e anti-inflamatórias podem ajudar no processo inflamatório e agir direto na dor. Para quem sofre com torcicolo, a massagem é bem eficaz. Caso não tenha o medicamento, escolha um hidratante corporal e pressione as pontas dos dedos com movimentos circulares na região afetada.
Extensão do Trapézio Superior Para exercitá-lo, sente em uma posição reta, coloque o braço direito atrás das costas e, gentilmente, puxe a cabeça na direção do ombro esquerdo, com a mão esquerda. O alongamento será sentido do lado direito. Mantenha por 30 segundos, volte à posição inicial e repita para o outro lado.
O tratamento da contratura muscular pode ser feito em casa e inclui:
Como tratar uma contratura muscular em casa
Miosan, Dorflex ou Mioflex são alguns remédios que contêm relaxante muscular e que podem ser usados em situações de tensão e dor muscular e nos casos de contraturas musculares ou torcicolos.
Dor é o principal sintoma. Segue a dor a limitação de movimento e o endurecimento do músculo. Pode ser aguda ou evoluir para contratura crônica, se persistir por um período igual ou superior a 3 meses.
Contratura muscular é quando um pequeno grupo de fibras musculares se contraem excessivamente de forma não voluntária (espasmo). Ao contrário do estiramento e da distensão, a contratura não gera lesão na fibra muscular.
Sintomas da contratura muscular
As causas mais comuns de dor muscular são a tensão, o estresse, o excesso nos treinos, prática esportiva e ferimentos leves. Este tipo de dor, geralmente, é localizada, afetando apenas a um ou mais grupos músculares de determinada região do corpo.
Além disso, no frio o corpo diminui a circulação para preservar a temperatura, o que faz com que aumente a viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro das articulações e serve para lubrificá-las. Esse aumento de viscosidade gera maior rigidez nas articulações e, consequentemente, mais dores.
Muitas vezes, as dores no corpo e nas juntas indicam, na verdade, problemas nos músculos, nos tendões e nos ligamentos. Entre as doenças que provocam tais sintomas, podemos citar a tendinite e a bursite. Nesses casos, a articulação pode ou não inflamar.