Não existem acordes "de violão" ou "acordes de piano", os acordes são os mesmos." Pra violão só dá pra soar 6 notas ao mesmo tempo mesmo, partindo do princípio que é um violão de 6 cordas. Mas também daria pra considerar mais 12 notas sim, pois poderia mudar a afinação de uma ou mais cordas.
Pautada acima do pentagrama, a cifra propõe cada conjunto. A, B, C, D, E, F, G – representam as doze fundamentais. Lá, si, dó, ré, mi, fá e sol. E que podem ser alteradas em um semitom ascendente ou descendente, respectivamente sustenido e bemol.
Cifra são símbolos criados para representar o acorde de uma maneira prática. ... Em cifra os nomes Lá, Sí, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol são substituídos pelas sete primeiras letras do alfabeto. EX: A=Lá B=Sí C=Dó D=Ré E=Mi F=Fá G=Sol.
Acorde de Dó com nona (C9) simplificado - Aprenda Teclado.
Quem está querendo aprender a tocar violão ou tocar teclado provavelmente já se deparou com o termo acordes. ... Podemos dizer que um acorde é um grupo de notas, que sempre são tocadas ao mesmo tempo, criando um soar harmônico. Isso vale para qualquer tipo de instrumento.
O Acorde A9
Ele é formado pelas notas Dó, Mi, Sol, Si, que correspondem aos graus 1, 3, 5 e 7. Essa é a tétrade desse acorde, ou seja, as notas Dó, Mi, Sol, Si são as chamadas “notas de acorde” do C7M. Se acrescentássemos alguma nota a esse acorde, por exemplo, a nona, o acorde ficaria: C7M(9).
O acorde de Lá menor com sétima tem o intervalo de terça menor, ou seja, entre a nota Lá e a nota Dó existe um intervalo de terça menor, e é este primeiro intervalo que faz o acorde ser menor e não maior.
G7 = G + 7 Ao acrescentar a 7ª no acorde nós temos quatro sons, ou seja, o acorde passa a ser uma tétrade e não mais uma tríade.
Mas, uma forma bem simples de começar a usá-los é a seguinte:
Eu vi em um app em inglês para tablet que o acorde G7 era chamando de "Sol dominante com 7a." e era tocado com G na mão esquerda e B - F - G na mão direita. No curso aqui na MusicDot, aprendi que esse acorde - se estou correto - seria um "Sol maior com 7a. menor" e seria composto pelas notas G - B - D - F.
Como fazer o G7:
Sol Maior com Sétima (G7) - Violão.
Formando G4 Ele é formado por 3 notas: sol – si – ré. Observe: Esse é o acorde básico (tríade básica) de Sol maior. Agora, se quiséssemos montar o acorde de G4, precisaríamos remover a nota si (3ª) e adicionar o dó (4ª).
LOCALIZANDO A NOTA SI Então aqui vai uma dica muito objetiva para você: Todo piano ou teclado possui 5 teclas pretas divididas em grupo de duas e três teclas. No grupo de três teclas a nota Si é a primeira tecla branca, depois da terceira tecla preta (Lá#).
Si maior (abreviatura no sistema europeu Si e no sistema americano B) é a tonalidade que consiste na escala maior de si, e contém as notas si (B), dó sustenido (C♯), ré sustenido (D♯), mi (E), fá sustenido (F♯), sol sustenido (G♯), lá sustenido (A♯) e si (B). A sua armadura contém cinco sustenidos.
Faça pestana em todas as cordas no primeiro traste com o seu indicador. 2. Faça pestana apenas nas cordas de Lá (A), Sol (G) e Si (B) com o dedo anelar no terceiro traste. Este é o acorde de Si bemol (Bb).
Si bemol maior (abreviatura no sistema europeu Si♭ M e no sistema americano B♭ é a tonalidade que consiste na escala maior de si bemol, e contém as notas si bemol, dó, ré, mi bemol, fá, sol, lá e si bemol. Sua armadura contém dois bemóis. Sua tonalidade relativa é sol menor e sua tonalidade homônima é si bemol menor.
A ordem de entrada dos sustenidos é estabelecida pelo ciclo de quintas ascendentes. O primeiro acidente que ingressa por este ciclo de quintas é o fá sustenido. A seguir dó#, sol#, ré#, lá#, mi# e si#. ... Si Maior e Sol sustenido menor possuem fá sustenido, dó sustenido, sol sustenido, ré sustenido e lá sustenido.
Dó sustenido (C#) = Ré bemol (Db) Ré sustenido (D#) = Mi bemol (Eb) Fá sustenido (F#) = Sol bemol (Gb) Sol sustenido (G#) = Lá bemol (Ab)
A ordem de entrada do sustenido é fá#, dó#, sol#, ré#, lá#, mi# e si#. A ordem de entrada dos bemóis é sib, mib, láb, réb, solb, dób, e fáb.
Como identificar o tom pela armadura de clave
A armadura geralmente é escrita imediatamente após a clave no início da pauta musical embora possa aparecer em outro local da partitura, especialmente após um compasso iniciado por uma barra dupla. e aqui a mesma escala (as mesmas notas são tocadas) escrita usando-se a armadura da clave.