Os metais alcalinos reagem com a água, formando hidróxidos e libertando-se hidrogénio. São reações exotérmicas, isto é, libertam energia. ... Uma vez que a reatividade aumenta ao longo do grupo, a velocidade das reações destes metais com a água também aumenta ao longo do grupo, assim como a quantidade de energia libertada.
A reatividade dos metais está ligada à eletropositividade, isto é, a tendência que o metal possui de perder elétrons. Quanto mais reativo o metal for, maior será a sua eletropositividade.
O metal mais reativo reage com substâncias iônicas cujos cátions são menos reativos. ... Por isso, o alumínio reage com a solução formada pelos cátions do cobre; mas o cobre não reage com uma solução formada por cátions alumínio. Veja que o metal mais reativo é o lítio (Li) e o menos reativo é o ouro (Au).
A reatividade consiste na tendência que um átomo possui para captar ou perder elétrons.
Assim, para saber se um ametal é mais reativo que outro, basta seguir os padrões estabelecidos para a eletronegatividade, ou seja:
Resposta. Reatividade de um elemento está relacionada com a perda ou ganha de elétrons. Quanto maior a eletropositividade, maior a reatividade, isso no caso dos metais, como por exemplo, césio (Cs) e frâncio (Fr), considerados os mais reativos.
A fila de reatividade dos metais, mostrada a seguir, revela quais metais reagem mais facilmente, ou seja, quais possuem maior tendência de doar elétrons ou maior eletropositividade. ... Com o hidrogênio incluído na fila de reatividade é possível determinar a reatividade dos metais em soluções em que há íons hidrogênio.
Essa sequência deve ser lida como: o lítio (Li) é mais reativo do que o césio (Cs), que é mais reativo do que o rubídio (Rb), e assim por diante. A reatividade química dos não-metais varia com a eletronegatividade; logo, quanto mais eletronegativo for o elemento, mais reativo será o não-metal.
Uma pessoa reativa se deixa influenciar mais facilmente e costuma agir de maneira impulsiva e extremada. ... As pessoas reativas têm a impressão de que estão sempre sendo injustiçadas, adquirindo o hábito da vitimização e reagindo impulsivamente.
Proativo é aquele que está sempre na frente, já antecipa os problemas e as soluções. O reativo espera acontecer e ainda coloca a culpa em terceiros.
Veja 34 exemplos de qualidades para se colocar no currículo:
Veja aqui 8 qualidades profissionais valorizadas e como desenvolvê-las!