Essa queda da taxa de fecundidade é consequência de vários fatores, tais como projetos de educação sexual, planejamento familiar, utilização de métodos contraceptivos, maior participação da mulher no mercado de trabalho, expansão da urbanização, entre outros.
Quanto maior o grau de instrução de uma pessoa/população, maior é a chance de que ela tenha conhecimento sobre educação sexual e menor é a chance dela provocar uma gravidez indesejada. Assim, a taxa de natalidade é cada vez menor à medida de o povo tmoa conhecimento e instrução.
A urbanização e o planejamento familiar são fatores que influenciaram a queda da natalidade no Brasil. A taxa de natalidade indica quantas pessoas nasceram em um determinado país ou região em proporção com o número total de habitantes.
A taxa de fecundidade representa uma estimativa do número de filhos que uma mulher apresenta ao longo da vida durante sua fase fértil ou período reprodutivo. Ela é calculada entre a razão entre o número de nascimento e o número de mulheres em idade fértil.
A taxa de fecundidade corresponde ao número total de filhos nascidos dividido pela população de mulheres em idade reprodutiva (15 a 49 anos) naquele ano. Essa taxa de fecundidade é relativa ao ano de 2015, ano das estatísticas mais recentes divulgadas nesta pesquisa.
Número de nascimentos anuais no Brasil (em mil), dois quinquênios selecionados