Para que serve o HPLC? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A HPLC é particularmente útil para a separação de grandes materiais de peso molecular que possuem volatilidade muito baixa e não podem ser separados por cromatografia gasosa. ... A HPLC utiliza uma fase móvel líquida para separar os componentes da amostra.
Qual o significado de HPLC?
A cromatografia líquida de alta eficiência – CLEA ou também conhecida com a sigla HPLC (High Performance Liquid Cromatography) faz parte do grupo de classificação da cromatografia colunar. Essa técnica cromatográfica normalmente é empregada em amostras de alimentos, água, solo, sangue, urina, etc.
Para que serve a cromatografia líquida?
A cromatografia Líquida / HPLC é uma técnica utilizada na separação dos componentes de uma amostra, os quais se distribuem em duas fases, uma estacionária e a outra móvel. A fase estacionária pode ser um sólido, um líquido retido sobre um sólido, ou um gel.
Quando usar cromatografia líquida?
Em suma, a cromatografia líquida de alta eficiência acoplada a espectrofotometria de massas pode ser utilizada em aplicações forenses, ambientais, substâncias químicas, farmacêuticas, alimentícias e dentre outras áreas.
Quais as características de um HPLC?
A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE ou HPLC) se desenvolveu muito nos últimos anos, recebendo o nome de cromatografia líquida por que a sua fase móvel é um solvente. ... A principal característica é que a fase móvel dissolva a amostra sem qualquer interação química entre ambas.
Por que é necessária alta pressão na HPLC?
Vazão constante é essencial para qualquer separação por HPLC. Alta pressão é necessária para impulsionar o solvente através da coluna cromatográfica vencendo a enorme resistência imposta pela fase estacionária. Normalmente se utiliza bombas recíprocas com um ou preferencialmente dois pistões o que minimiza pulsação.
Que se entende por cromatografia?
Técnica de separação de misturas A cromatografia é uma técnica de análise muito usada para separar mistura de substâncias químicas. A origem do nome vem do grego chroma, que significa cor e, graphein, escrever. A técnica da cromatografia visa separar elementos químicos orgânicos e bioquímicos familiarizados.
Qual é o objetivo da cromatografia?
A análise cromatográfica, também conhecida como cromatografia, é uma técnica de separação de misturas homogêneas que tem como objetivo isolar e identificar os componentes através da coloração dos mesmos.
O que faz um cromatógrafo?
O processo cromatográfico consiste na passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, dentro de uma coluna ou sobre uma placa. ... A cromatografia serve para identificação de substâncias, purificação de compostos e separação de componentes de misturas.
Quais são as características dos analitos analisados por HPLC?
Os detectores de HPLC devem possuir várias características, dentre as quais pode se mencionar: alta sensibilidade, seletividade, linearidade (correspondente a aumento da concentração do analito), pouco sensível às variações de temperatura e fluxo, preciso e com reprodutibilidade.
Quais as características da fase móvel em HPLC CLAE?
A fase móvel da CLAE deve ser um solvente que respeite algumas características impostas por esse método analítico. A principal característica é que a fase móvel dissolva a amostra sem qualquer interação química entre ambas. ... Embora existam vários solventes, três deles são mais utilizados: água, metanol e acetonitrila.
Como atuam os principais componentes de um HPLC?
Os principais componentes de um HPLC são: Bomba: Responsável por movimentar a fase móvel e a amostra por todo o sistema. Coluna cromatográfica: É um dispositivo preenchido com fase estacionária. Detector: Responsável por identificar os tempos de retenção das substâncias analisadas.
Para que serve a cromatografia?
O processo cromatográfico consiste na passagem da fase móvel sobre a fase estacionária, dentro de uma coluna ou sobre uma placa. ... A cromatografia serve para identificação de substâncias, purificação de compostos e separação de componentes de misturas.
O que é análise de cromatografia?
A Cromatografia é uma das técnicas de análise química mais empregadas. Dentre seus vários tipos, elas servem para identificar substâncias, purificação e ou separação de compostos! ... A palavra Cromatografia, se origina das palavras grega chroma e grafein, cuja tradução significa grafia colorida.
O que é filtração é um exemplo?
Filtração é um método de separação de substâncias presentes em uma mistura heterogênea (possui duas ou mais fases) que apresenta pelo menos dois componentes em estados físicos diferentes, como: Um componente no estado sólido e um no estado líquido. Um exemplo de mistura com essa característica é a água com areia.
O que é fase ligada?
Líquida com fase ligada: o líquido é imobilizado por meio de ligações químicas. É o método mais utilizado, pois apresenta maior estabilidade da coluna.