RESUMO: Fluidos de perfuração são misturas de aditivos químicos utilizados em operações de perfuração de poço com a finalidade de carrear os cascalhos cortados pela broca, sustentar as paredes do poço etc. Estão classificados em fluido base óleo, ar ou água de acordo com sua fase dispersante.
(1995), as principais propriedades que devem ser estudadas para classificar um fluido são: peso, viscosidade, reatividade e controle de perda de fluido e dentro de cada item deve- se estudar as características especificas, tais como: densidade (no caso do peso); força gel e parâmetros reológicos (no caso da viscosidade ...
Na ponta da primeira seção é instalada a broca de perfuração, então a primeira seção é arriada na água para que a segunda seção seja enroscada. Assim por diante chega-se ao fundo do mar onde inicia-se a primeira fase de um poço chamada de Spud-in.
A seguir são descritos os possíveis problemas operacionais e suas mais variadas causas, que serviram de base para o desenvolvimento deste trabalho: • Influxo de fluidos indesejados (Kick); Perda de circulação; • Prisão da coluna de perfuração; • Dificuldade de manobra; • Dificuldade de avanço da perfuração.
Blowout é um fluxo descontrolado de hidrocarbonetos, gás ou água saindo de um poço de petróleo devido a alguma falha no seu sistema de controle de pressão. ... Este fenômeno é chamado de kick, que é um aviso da possibilidade de ocorrer um blow-out.
A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera. Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros.
"Quando o gás chega à superfície você tem o 'blow out', que é a pior situação possível para um poço de petróleo: você tem vazamentos de fluidos para o meio ambiente que podem provocar explosões, incêndios, um acidente de grandes proporções".
Principais consequências da poluição por petróleo
Geralmente, as principais causas da poluição por petróleo são defeitos nos navios-petroleiros, vazamentos nas plataformas de petróleo, rompimentos de dutos e lançamento, no mar, de água utilizada para lavar reservatórios que contenham petróleo.
O resultado é que os peixes da superfície morrem por falta de oxigênio ou morrem intoxicados pelo óleo vazado;Substâncias tóxicas se acumulam nos tecidos de mamíferos, tartarugas e peixes, causando distúrbios reprodutivos e cerebrais;As penas das aves ficam impregnadas de óleo e elas acabam afundando e morrendo ...
Resposta: Geralmente, as principais causas da poluição por petróleo são defeitos nos navios-petroleiros, vazamentos nas plataformas de petróleo, rompimentos de dutos e lançamento, no mar, de água utilizada para lavar reservatórios que contenham petróleo.
Qualquer tipo de derramamento de petróleo nos oceanos é considerado uma catástrofe ambiental. Os impactos ambientais causados pelo derramamento de petróleo são incalculáveis. A mancha de petróleo que se propaga pelo mar, além de contaminar a água, mata milhares de aves, peixes e corais.
Quando o óleo atinge a costa, o trabalho de remoção fica ainda mais difícil. As manchas são pesadas e devem ser retiradas a partir de um trabalho braçal e, consequentemente, mais lento. Maquinários pesados não costumam ser aplicados nestes casos pois podem danificar as praias.
5 ideias para conter o vazamento de petróleo
Como minimizar esses impactos? Há algumas tecnologias utilizadas para minimizar os estragos causados pelos acidentes, como o uso de dispersantes, absorventes sintéticos, absorventes naturais e absorventes para óleos viscosos. A prevenção é sempre a melhor forma de diminuir os impactos ambientais.
Controle de Derrames e Vazamentos de Petróleo e outros Óleos
Evitar o vazamento do petróleo durante o transporte Primeiro, deve-se considerar que as áreas de extração localizam-se a centenas de quilômetros da costa — e a milhares de metros de profundidade. ... Isso vale para as atividades de upstream, incluindo aquelas ligadas ao transporte para beneficiamento.
Os recursos naturais renováveis, como o próprio nome indica, são aqueles que são inesgotáveis (como a luz solar e os ventos) ou aqueles que possuem capacidade de renovação, seja pela natureza (a água, por exemplo), seja pelos seres humanos (os vegetais cultivados na agricultura).