O tecido cartilaginoso é um tipo especializado de tecido conjuntivo originado do mesênquima. Esse tecido é constituído por dois tipos celulares (condrócitos e condroblastos) e um material extracelular, denominado matriz.
As cartilagens não possuem vasos sanguíneos e, por isso, sua nutrição é feita por vasos sanguíneos presentes no pericôndrio, tecido conjuntivo que envolve o tecido cartilaginoso. Vale destacar que o tecido cartilaginoso também pode receber nutrição por meio do líquido sinovial presente nas cavidades das articulações.
O crescimento da cartilagem ocorre por dois mecanismo diferentes: crescimento intersticial e crescimento aposicional. O crescimento intersticial consiste de divisões mitóticas de condrócitos e a secreção de nova matriz entre as células filhas levam a uma expansão da cartilagem.
As cartilagens crescem por dois processos: o crescimento intersticial a partir de condrócitos que se dividem mitóticamente; e o crescimento aposicional feito a partir do pericôndrio.
A cartilagem articular tem uma capacidade de regeneração limitada devido à ausência de vasos sanguíneos e à baixa potência mitogénica dos condrócitos. A auto-regeneração do defeito não é possível. Dependendo da sua localização e do seu tamanho, este defeito progredirá e acabará por resultar em osteoartrite.
Resposta. tecido cartilaginoso é avascular, ou seja, não contém corrente sanguínea e, com isso, não possui glóbulos brancos nem outras substâncias que dão conta de infecções ou da reprodução de um novo tecido tão rápido. A melhora la é demorada e muitas vezes em caso de rompimento nem ocorre regeneração do tecido.
Esse tecido não possui outros nervos ou vasos e a nutrição e excreção ocorrem por divisões através da matriz cartilaginosa, a parti do tecido conjuntivo. por esse motivo a atividade cartilaginosa é reduzida.