Um vidro de relógio é um pequeno recipiente côncavo de vidro com formato circular. Sua principal função é a pesagem de pequenas quantidades de sólidos, entretanto pode ser usado também em análises e evaporações de pequena escala.
Peças de alta relojoaria normalmente trabalham um mineral nobre chamado córindon, mais comumente conhecido pelo seu nome comercial: safira. Os vidros de relógio são de safira sintética, feita em laboratório para ter a limpidez necessária para uso nos relógios.
Vidrarias de laboratório
No caso do funil de vidro ou funil simples, sua função geralmente é a transferência de substância de um recipiente para outro ou a separação de elementos que acontece por meio de um papel filtro que é apoiado no funil de vidro. ...
Uma placa de Petri é uma peça de vidro ou plástico, de formato idêntico a pequeno prato de bordas verticais (ver figura 1). Estas placas usam-se principalmente para desenvolver meios de cultura bacteriológicos e para realizar reacções em escala reduzida.
Para ser usada enche-se a placa de petri com um caldo líquido de Agar onde há mistura de nutrientes, sais e aminoácidos. A placa de petri é fabricada em poliestireno com alto grau de transparência, são colocadas em embalagens contendo dez unidades sendo esterilizadas por raio gama.
Alguns ramos da biologia, quando o trabalho exige contato intenso com bactérias, utilizam uma técnica conhecida como “cultura bacteriana”. A técnica é usada como um catalisador, e tem por objetivo melhorar o desempenho dos processos envolvidos.
Julius Richard Petri
O microbioma humano refere-se aos genomas da microbiota humana e inclui principalmente bactérias, eucariotos e vírus. Na pele, trata-se de um ecossistema com 1000 bilhões de bactérias (até 10 milhões de bactérias / cm² de pele), de pelo menos 19 filos diferentes, 3 principais gêneros e mais de 500 espécies diferentes.
Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.
Meio de Cultura Diferencial: Permitem a distinção entre diversos grupos de microorganismos baseando-se na capacidade de metabolização de componentes específicos do meio de cultura ou morfologia das colônias.
Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.
Um meio de cultura pode ser sintético, com componentes definidos quimicamente, ou complexo, quando são adicionadas substâncias provenientes da natureza (extrato de carne, peptona, sangue, entre outras). Quanto ao estado físico, pode ser líquido (caldo) ou sólido (caldo com 1,5% a 2% de ágar).
A cultura de microrganismos consiste no crescimento de populações microbianas em meios de cultura laboratoriais. Uma cultura que tem apenas um tipo de microrganismo é conhecida por cultura pura, uma cultura que tem mais do que um tipo de microrganismo é uma cultura mista.
Devido a sua elevada concentração de carboidratos e sua estrutura química rica em nutrientes, o Agar é um excelente meio de cultura para o crescimento de vários tipos de fungos, leveduriformes e filamentosos. Sua consistência gelatinosa permite uma manipulação fácil e segura dentro do ambiente laboratorial.
TIPOS DE ÁGAR O ágar é um solidificante que é usado no preparo dos meios de cultura, que quando adicionado a um caldo nutriente (mistura de nutrientes específicos necessários para o cultivo de um determinado microrganismo), forma um meio de cultura. Esse meio de cultura formado também é denominado de ágar.
O Agar Bacteriológico é um tipo de ágar no qual as impurezas, pigmentos e sais foram reduzidos ao mínimo. Trata-se, portanto, de um meio de cultura purificado, que pode ser utilizado como agente solidificante em meio de cultura bacteriológico ou para determinar a motilidade e crescimento de microrganismos específicos.
Comercializado na forma de pó, é utilizado na culinária vegetariana em substituição à gelatina animal em preparações diversas. Trata-se de um polissacarídeo (70% do total da composição são fibras solúveis). ... Em receitas que utilizam gelatina, o ágar ágar costuma ser o substituto mais indicado.
Ágar em cápsulas Gabriela explica que a indicação, geralmente, é consumir a cápsula 30 minutos antes das principais refeições, com um copo de água. Assim, a ideia é que ele auxilie no controle da saciedade (e, consequentemente, no emagrecimento).
É Melhor Usar Ágar-Ágar ou Gelatina? De acordo com a maioria dos nutricionistas, essa gelatina vegetal proveniente das algas é uma melhor opção, pois, diferentemente da gelatina comum, ela não possui conservantes, açúcares e corantes adicionados.
Agar-agar em cápsulas, também chamado apenas por agar ou agarose, é um suplemento alimentar que ajuda a perder peso e a regular o intestinal, pois leva à sensação de saciedade.