O teste VDRL (sigla de Venereal Disease Research Laboratory) é um teste para identificação de pacientes com sífilis. Um teste de VDRL não reagente quase sempre significa que a pessoa nunca teve contato com a sifilis, ou que teve e o tratamento foi eficaz ao ponto de o tornar negativo.
O exame de VDRL (Ve- nereal Disease Research Laboratory), utilizado por muitos anos como diagnóstico de sífilis, é um teste não treponêmico, que, apesar de ter uma sensibilidade elevada, apresenta uma baixa especificidade, com resultados falso-positivos relacionados a vários interferentes.
O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum. Este exame não necessita de agendamento.
A data de validade localizada na parte externa da embalagem do kit.
Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial. A primeira vantagem significativa dos testes rápidos é que eles possibilitam a liberação dos resultados e a assistência ao paciente em uma única consulta.
Pela simplicidade de execução, facilidade e rapidez na leitura e desempenho equivalente aos testes laboratoriais, os testes rápidos para sífilis fazem parte das estratégias do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais para ampliar a cobertura diagnóstica desse agravo.
Teste Rápido Além do teste tradicional ou convencional de sangue, que demora cerca de 15 a 20 dias para ficar pronto – principalmente por conta da análise laboratorial - , há testes de HIV, sífilis e hepatites B e C de metodologia rápida, em que o resultado fica pronto em cerca de 30 minutos.
De uma forma geral, a utilização de testes sorológicos permanece como sendo a principal forma de se estabelecer o diagnóstico da sífilis. Sãodivididosemtestesnão-treponêmicos (VDRL, RPR) e treponêmicos (TPHA, FTA-Abs, ELISA).