A retossigmoidectomia é considerada uma cirurgia de grande porte, que consiste na ressecçáo do reto e do cólon sigmoíde.
A cirurgia de Hartmann é a ressecção cirúrgica do cólon retossigmóide com fechamento do coto anorretal e formação de uma colostomia final. Foi usado para tratar câncer de cólon ou inflamação (proctosigmoidite, proctite, diverticulite, etc.).
Porção do intestino constituída pela parte terminal do intestino (cólon sigmoide) e parte inicial do reto (reto superior).
O sigmoide, ou porção pélvica, é a seção que liga a porção transversal do intestino grosso ao reto. Recebe o nome "sigmoide" pela sua aparência que lembra a letra "S" do alfabeto grego (sigma).
Enquanto a Retossigmoidoscopia é utilizada para o diagnóstico em segmentos finais do tubo digestivo, sem a necessidade de sedação e com um preparo de poucas horas, a Colonoscopia vai mais além, possibilitando a visualização de todo o cólon e um estudo completo do intestino grosso.
Apesar de ser um exame parecido com a colonoscopia, a retossigmoidoscopia se diferencia por visualizar somente o reto e o cólon sigmóide, correspondendo, em média, aos últimos 30 cm do intestino. Também não necessita de lavagem intestinal completa e nem de sedação, como acontece na colonoscopia.
A retossigmoidoscopia flexível tem como objetivo principal ajudar o seu médico no diagnóstico de doenças do reto e de parte do intestino grosso (colites, pólipos, tumores, lesões vasculares, doença diverticular, etc.).
- A retossigmoidoscopia dura, em média, dez minutos. - Antes do exame, porém, o preparo do intestino é complementado, o que pode levar, em média, de 30 a 60 minutos.
Qual o preparo para o exame? Para o exame é necessário a realização de lavagem intestinal com fleet enema 1-2 horas antes do procedimento. Para a realização do fleet enema, siga as orientações do fabricante.
No dia do exame Às 6 horas da manhã, tomar chá de ervas ou café puro ou suco de laranja ou limão coado e biscoitos tipo água e sal, com pouca margarina ou geléia. Não tomar leite ou derivados, nem comer frutas. Iniciar jejum absoluto.
Como ocorre o exame O paciente ficará deitado de lado, e o médico irá introduzir pelo ânus um aparelho rígido que permitirá através da insuflação de ar a visualização da parede do reto e sigmóide, podendo gerar leve desconforto. Este exame não permite realização de fotos. Podem ser realizadas biópsias, se necessário.
O exame pode ser realizado com retossigmoidoscópio rígido (figura 1) ou flexível, a diferença entre os dois exames consiste no aparelho que é utilizado, o retossigmoidoscópio flexível (figura2) é um aparelho mais sofisticado que o rígido e permite a realização de fotos durante o exame, além de causar menor desconforto ...
A retoscopia é um exame que tem o objetivo de visualizar alterações ou doenças que afetam a parte final do intestino grosso. Na retoscopia, é introduzido um tubo, que pode ser rígido ou flexível, com uma câmera na ponta, no ânus do paciente, para detectar lesões, pólipos, focos de sangramento ou tumores, por exemplo.
Entre os principais exames realizados na especialidade estão: exame físico no períneo (toque retal); colonoscopia; ultrassonografia e endoscopia digestiva baixa; retossigmoidoscopia e anuscopia.
O médico irá realizar uma análise do paciente para obter o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Durante a consulta serão feitas perguntas sobre o início dos sintomas, se existem casos na família, etc. Após obter as informações necessárias do paciente, poderá ser necessário a realização do exame físico.
Qual é o médico especialista que devo procurar? O medico especializado em diagnosticar e tratar a hemorroida é o proctologista, atualmente chamado de coloproctologista. A coloproctologia é uma especialidade médica e cirúrgica, responsável pelas doenças do intestino grosso, intestino delgado, reto e ânus.
Coloproctologista é um médico especializado em doenças do intestino grosso: cólon, reto e ânus. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico, dessas doenças.
Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.
É recomendável que todos os homens, desde a adolescência, tenham o acompanhamento regular de um andrologista de forma preventiva ou quando qualquer alteração for percebida.
Para te ajudar a finalizar o ano com a saúde em dia, selecionamos alguns exames clínicos e laboratoriais que os homens devem realizar periodicamente: