As lacerações cerebrais são rompimentos do tecido cerebral que se acompanham de feridas visíveis da cabeça e de fraturas do crânio e à TC mostra-se como acúmulo irregular de material com densidade de sangue (hiperdenso) no encéfalo, geralmente acompanhado de edema circunjacente (hipodenso).
Designação utilizada em Imagiologia para uma zona de densidade superior à densidade média normal de uma determinada estrutura anatómica, observada em estudos tomodensitométricos.
Designação dada em tomodensitometria a uma zona de densidade inferior ao normal para cada estrutura ou tecido, e que pode ser fisiológica ou patológica.
A mastoidite é uma infecção bacteriana da apófise mastoide, que é o osso proeminente que se encontra atrás do ouvido. Essa doença costuma ocorrer quando uma otite média aguda não tratada ou inadequadamente tratada se dissemina do ouvido médio ao osso que o circunda – a apófise mastoide.
A tomografia computadorizada da mastóide (ossos temporais ou ouvido interno) é o melhor exame para avaliação das estruturas do ouvido interno. São obtidas imagens de alta resolução, submiliméticas que podem ser reconstruidas em diferentes planos ortogonais a fim de obter o máximo de informações possíveis.
Este é um exame que auxilia o médico no diagnóstico de alterações nessa região, já que demonstra lesões muito pequenas com precisão qualidade e em menor tempo.
A tomografia computorizada (TC) dos ouvidos ou tomografia axial computorizada (TAC) dos ouvidos é um exame por imagem que utiliza radiação ionizante e que serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas patologias (doenças) que podem afetar este importante órgão da audição.
10x de R$ 36,00.
Otites geralmente são diagnosticadas através do histórico de saúde, um exame físico e um exame auditivo. Por exemplo, o médico pode ver se o tímpano move-se livremente quando o otoscópio pneumático empurra o ar para dentro do ouvido. Outros testes podem incluir: Timpanometria.
Exames otorrinos para o ouvido e do labirinto
A acufenometria é o exame que identifica o tipo (frequência sonora) e a intensidade (volume) do zumbido. Ela é feita com o paciente sentado dentro da cabina com isolamento acústico, usando fones de ouvido específicos para receber as instruções e responder adequadamente.
A acufenometria é um exame para avaliar o zumbido no ouvido. Saiba mais! Se você sofre com zumbido no ouvido, provavelmente já ouviu ou vai ouvir falar sobre acufenometria.
Remédios As medicações que podem ser recomendadas para quem sofre com o zumbido no ouvido incluem: Antidepressivos tricíclicos, como amitriptilina e nortriptilina para aliviar os sinais de depressão e ansiedade decorrentes do zumbido no ouvido.
Assim, alguns dos tratamentos mais utilizados para tratar o zumbido no ouvido são:
Como o zumbido no ouvido de forma natural:
Problemas musculares ou na articulação da região da cabeça e pescoço também podem causar o chiado. Muitas vezes, o chiado no ouvido está associado a alguns hábitos de vida, como tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e cafeína.
Também chamado de tinnitus, esse distúrbio faz com que o indivíduo escute constantemente um zumbido ou outros sons irritantes, como um similar ao de mosquitos. Na maioria dos casos, os ruídos aparecem como consequência de um processo de perda auditiva, que pode ser causado pelos mais variados problemas e hábitos.