Consiste na coleta de uma amostra de tecido retirado do esôfago, estômago ou duodeno. Essas amostras de tecido são retiradas e enviadas para uma análise anatomopatológica, que analisará a alteração e forma do tamanho das células para poder identificar células cancerígenas ou outras doenças, como a gastrite por H.
Gastroscopia. Conhecida popularmente como endoscopia. Tem a finalidade de avaliar os órgãos do sistema digestivo e diagnosticar doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e outras doenças mais graves.
Resultados normais O esôfago, estômago e duodeno devem apresentar uma cor rosada e textura suave e uniforme. Não deve haver nenhum sangramento, tumores, úlceras ou inflamação. Esôfago de Barrett (alteração da mucosa esofágica decorrente da Doença de refluxo).
Quando terei o resultado do exame? Caso haja biópsia ou a retirada de pólipos, o resultado só estará disponível após 8 a 10 dias. Se houver pesquisa do Helicobacter pylori pelo teste da urease o resultado será fornecido juntamente com o laudo.
Conheça os 4 principais tipos de endoscopia
A sedação usada na endoscopia varia entre as clínicas, mas pode ser propofol ou também benzodiazepínico (como midazolam) e um opioide (como fentanil ou meperidina).
A endoscopia é um exame realizado para avaliar o sistema digestivo. No caso da endoscopia digestiva alta com biópsia e teste de Urease (Pesquisa Helicobacter Pylori), além de analisar esôfago, estômago e duodeno, é realizado um teste químico em busca da bactéria Helicobacter pylori (H. Pylori).
De acordo com os especialistas não há contraindicações para realizar a Endoscopia digestiva alta, mas é preciso ter alguns cuidados com pessoas que tem problemas de saúde, cardíacos, respiratórios ou neurológicos. Os especialistas sempre irão alertar e indicar qual melhor conduta.
Para realização do exame é necessário que seu estômago esteja vazio. Você deverá permanecer em jejum completo por 8 horas. Se houver necessidade do uso de alguma medicação prescrita (por exemplo, anti-hipertensivos) antes do exame, você deve tomá-la com pequenos goles de água. Não faça uso de leite ou de antiácidos.
Mito. Qualquer alimento, com exceção da água, ao ser ingerido, interferem no resultado dos exames porque modificam algumas dosagens bioquímicas. Por isso, nem mesmo um chá sem açúcar pode ser ingerido durante o período do jejum.
Por isto, você não deve comer ou beber nada a partir de oito horas antes do horário marcado para o exame. Se você precisar tomar remédios, o faça com pequenos goles de água. Não use antiácidos.
No dia do exame: Pode tomar medicação de controle da pressão arterial até 2 horas antes do exame com pouca água. Não tomar medicações para diabetes antes do exame (no dia), apenas após alimentar. Duas horas antes do exame tomar 50ml de agua diluído com 80 gotas de Simeticona (Luftal).
Não aconselho tomar Dramin antes da Endoscopia pq pode potencializar o efeito sedativo das medicações usadas no procedimento.
O aparelho endoscópico é flexível e possui uma microcâmera com uma luz em sua extemidade que possibilita a visão direta. No momento do exame o paciente deve ficar o mais a vontade possível, retirar as peças de roupa que possam incomodar como gravata, paletó e, caso use dentadura e óculos, os mesmos devem ser retirados.
Na véspera do exame A dieta precisa ser leve, de preferência pastosa, à base de alimentos, como purê, arroz branco, ovo cozido, frango ou peixe grelhado, batata cozida, caldo ou sopa, macarrão sem molho, bolacha de água e sal e gelatinas claras.
– Evitar atividade física; – Não dirigir ou trabalhar no dia do exame; – Apesar de não ser comum haver dor, caso ocorra, ingerir analgésicos comuns; – O uso de anticoagulantes deve ser discutido caso a caso entre o médico do paciente, endoscopista e paciente.