Exercícios Multiarticulares e Multiplanares: O Treinamento Funcional usa exercícios multi-articulares (que desenvolvam tanto a capacidade de estabilização quanto a coordenação intramuscular) e multiplanares (que envolvem movimentos das articulações nos três planos). Exercícios que utilizam apoios dos pés ou das mãos.
Uma das formas de classificarmos os exercícios é de acordo com o número de articulações envolvidas no movimento. Quando ocorre o movimento de apenas uma articulação chamamos este exercício de monoarticular e quando envolve mais de uma articulação chamamos de multiarticular.
Os exercícios uniarticulares são conhecidos por utilizarem apenas uma articulação para o movimento, bem como, um músculo ou grupo muscular. Já os multiarticulares, também conhecidos como exercícios compostos, utilizam mais de uma articulação para a execução da tarefa, como também, mais de um grupo muscular.
Exercícios para músculos isolados Eles são realizados no trabalho de definição e desenho dos músculos, e não para o ganho de força e massa muscular. Extensora, flexora e rosca concentrada, por exemplo, são alguns exercícios que têm esse objetivo.
Os melhores exercícios para o Quadríceps -Segundo Boeckh-Behrens & Buskies (1)
Exemplo de treino de quadríceps
Um dos exercícios multiarticulares mais completos na musculação e sem dúvida um dos que proporcionam maior estímulo ao treino de membros inferiores. O principal músculo recrutado no agachamento é o quadríceps, assim como também são ativados o glúteo máximo e em menor grau os isquiotibiais.
Os melhores exercícios para glúteos e abdominais
Muito comum a execução deste exercício em academias, este exercício tem o papel de isolar o glúteo e de forma bem planejada pode auxiliar no treino. O glúteo máximo é o musculo mais recrutado na extensão de quadril na polia com participação dos músculos posteriores da coxa também.