O significado de assepsia é “ausência de germes, entre eles bactérias, vírus e outros microrganismos que podem causar doenças”. ... Já a antissepsia é o processo que visa reduzir ou inibir o crescimento de microrganismos na pele ou nas mucosas. Os produtos usados para fazer a antissepsia são chamados de antissépticos.
A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.
A antissepsia cirúrgica das mãos é o procedimento que tem como objetivo eliminar a microbiota transitória da pele e reduzir a microbiota residente, além de proporcionar efeito residual na pele do profissional.
Diferença entre Assepsia Médica e Assepsia Cirúrgica A antissepsia é a prevenção da infecção. A esterilização é o processo de destruição ou eliminação de todos os microrganismos. A desinfecção envolve a eliminação da maioria ou de todos os patógenos (exceto esporos bacterianos) de objetos inanimados.
Assepsia é o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo. Antissepsia consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os micro-organismos em sua superfície. (ANVISA).
O procedimento de assepsia da pele deve ser realizado com álcool a 70%, friccionar o algodão embebido por 30 segundos e, em seguida, esperar mais 30 segundos para permitir a secagem da pele, deixando-a sem vestígios do produto, de modo a evitar qualquer interferência do álcool na aplicação.
Sepsis, uma infecção sistémica. Asséptico, designação dada aos processos destinados a evitar a contaminação por microorganismos; Tanque séptico ou fossa séptica, uma tecnologia destinada ao tratamento in situ de efluentes orgânicos.
A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. Portanto, são eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos.
O processo consiste em manter o material contaminado (previamente lavado e embalado) a uma temperatura elevada, por meio do contato com vapor de água sob pressão, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.
Etapas do processo
O processo de esterilização deve ser comprovado por meio de monitoramento físico, químico e biológico. A monitorização mais confiável para esterilização em autoclave é a biológica, pois é feita com microorganismos tecnicamente preparados e indicadores biológicos, para demonstrar a esterilização (3).
Os Indicadores biológicos são classificados como a maneira mais segura de monitoramento de esterilização, pois sua tecnologia consiste na aplicação dos próprios esporos (bactérias adormecidas e resistentes ao processo de esterilização a ser monitorado) impregnados em tiras de papel.
Para cada processo existe um tipo de indicador apropriado: autoclave, calor seco ou óxido de etileno. Um outro teste químico utilizado é o Teste de Bowie-Dick. Este método testa a eficácia do sistema de vácuo na autoclave de pré-vácuo.
“O propósito do processo de esterilização é destruir os contaminantes microbiológicos”. “É A COMPLETA DESTRUIÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE VIDA MICROBIANA VIÁVEIS, MEDIANTE A APLICAÇÃO DE MÉTODO FÍSICO, QUÍMICO E FÍSICO-QUÍMICO.”
Indicador Biológico – Medtest O Indicador Biológico possibilita a verificação rotineira da eficiência do processo de esterilização pelo vapor sob pressão. Permite a fácil visualização do resultado possibilitando a avaliação do funcionamento das autoclaves.
Para que possamos garantir o processo de esterilização a vapor é necessário: a) monitorização do processo unicamente através de indicadores químicos. ... b) monitorização e validação do processo através de indicadores químicos, biológicos, e registro físico do processo.
Como realizar o teste de esterilização em sua autoclave Evite a queda das ampolas. Ligue a sua Mini-incubadora Cristófoli na rede elétrica, que deverá permanecer ligada durante toda a incubação. Coloque um indicador em um envelope dentro da autoclave já abastecida com um ciclo padrão*.
Desmonte o conjunto: envelope, algodão e ampolas e realize o descarte em lixo comum, junto com a ampola teste negativa. Retire a etiqueta de cada ampola (teste e controle). Cole-as no Livro de Registro. Anote o resultado referente a cada ampola no espaço correspondente, logo abaixo de cada etiqueta.
Se o bacilo for destruído, a autoclave está funcionando com eficiência, caso contrário ela está desregulada e todo o material contaminado.
90 min
Se você tem uma autoclave de pressão a vapor, verifique com o fabricante do esterilizador se o teste Bowie-Dick é recomendado. Procedimento: O teste Bowie-Dick deve ser realizado diariamente, sempre que o esterilizador estiver em uso, e antes da primeira carga processada.
Os instrumentos devem ser colocados em recipiente rígido, vedado, a prova de vazamento, no ponto de utilização para evitar lesões subcutâneas, durante o transporte para a área de processamento de instrumento. O recipiente deve apresentar o símbolo de risco biológico.
4.