A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. ... As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc.
Theo van Doesburg, ao criar o termo concretismo, busca afastar-se da escola abstrata de pintura sem aderir à mesma crítica feita pelos pintores que buscavam recuperar o classicismo e o academicismo pré-impressionista, fundando uma outra perspectiva sobre a pintura que não a perspectiva da fiel reprodução de um objeto ...
O Concretismo começa a despontar no Brasil com a publicação da revista Noigandres pelos três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Porém, fixa-se no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Essa nova corrente surgiu como uma reação ao movimento criado em São Paulo. Sendo assim, os artistas neoconcretistas propunham que a arte não podia ser vista apenas como um mero objeto, como considerava os concretistas paulistas. Ou seja, para os cariocas, a expressividade estava muito acima da forma.
O Grupo Ruptura, que começou a se dispersar no final da década de 1950, teve um papel decisivo na afirmação do Abstracionismo Geométrico no Brasil, pautando boa parte dos debates sobre a arte ocorridos no país até o início da década de 1960, em que pese uma forte dose de dogmatismo presente na atuação de alguns de seus ...
A primeira exposição do Grupo Frente foi realizada em 1954, no Instituto Brasil-Estados Unidos (Ibeu). Nessa exposição, participaram oito artistas: Ivan Serpa, Aluísio Carvão, Lygia Clark, João José Costa, Vincent Ibberson, Lygia Pape, Carlos Val e Décio Viera.