A litíase renal ou urolitíase pode afetar apenas um rim (litíase renal à esquerda ou litíase renal à direita) ou então afetar os dois rins (litíase renal bilateral ou nefrolitíase bilateral).
A litíase renal (ou nefrolitíase) nada mais é do que a formação de cálculos dentro do sistema urinário de um paciente.
A nefrolitíase (pedras nos rins) é uma doença que afeta o trato urinário. Pedras nos rins são pequenos depósitos que se acumulam nos rins, feitos de cálcio, fosfato e outros componentes dos alimentos. Eles são uma causa comum de sangue na urina.
Portanto, o médico nefrologista é aquele que estuda as funções e as doenças dos rins. Do mesmo modo, Nefrologia é a especialidade médica que trata dos problemas clínicos dos rins. A Urologia é um pouco diferente, pois ela é a especialidade cirúrgica que lida com o trato urinário.
Esse é o especialista responsável por tratar e diagnosticar as doenças do trato urinário tanto em homens, quanto em mulheres. Nesse caso, o urologista trata a saúde da bexiga, rins, uretra e ureteres.
O nome dessa área é urologia feminina e ela é bem mais ampla do que parece. Existem muitos benefícios que uma consulta com o urologista pode trazer para a saúde feminina, já que esse profissional é especializado em doenças do aparelho urinário, ou seja, os rins, bexiga, ureteres e uretra.
O urologista é um médico que trata doenças do trato urinário masculino e feminino, bem como do sistema reprodutor masculino. Um ginecologista, por outro lado, trata o sistema reprodutivo feminino, incluindo o útero, a vagina e os ovários.