O que é um material didático? O material didático pode ser definido como instrumento e produto pedagógico utilizado em sala de aula, elaborado com finalidade pedagógica.
"Recursos de ensino são componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno." (Gagné, R., Como se realiza a aprendizagem; Cosmos, Rio Janeiro). Esses componentes podem ser o professor, os livros, os mapas, os cartazes, os filmes, etc.
Possibilidades de uso da tecnologia na sala de aula
Continue a leitura e confira uma lista com 7 ferramentas tecnológicas que podem ser muito úteis para o seu trabalho!
As ferramentas de TI são softwares que podem se aplicar em ocasiões específicas com o intuito de melhorar o gerenciamento de recursos, pessoas e também para o desenvolvimento de um negócio, auxiliando no trabalho de governança, para que os gestores de TI tenham mais tranquilidade devido às ferramentas, deixando que a ...
São itens que facilitam a resolução de atividades cotidianas, como a correção de provas fechadas; que trazem mais interatividade e praticidade para dentro das salas de aula, atraindo a atenção de alunos, principalmente os que nasceram no contexto dessa revolução tecnológica; que facilitam o aprendizado por meio de ...
Smartphones, internet, redes sociais, realidade aumentada, ambiente virtual de aprendizagem, games e aplicativos estão presentes no dia a dia de muitos estudantes. ... Quer conhecer melhor como a tecnologia na educação pode alavancar a aprendizagem e a formação dos estudantes? Então siga em frente!
As ferramentas digitais na educação podem ser consideradas materiais de apoio e recursos complementares para o processo de ensino e aprendizagem, pois auxiliam os professores e os alunos, contribuindo com um maior repertório de possibilidades de atividades e interações.
Olhar Digital
8 tecnologias atuais que vão moldar o nosso futuro
17 possíveis tecnologias que podem revolucionar nossas vidas no futuro
A agricultura, a invenção da lâmpada, a criação de veículos, são outros exemplos de tecnologia. O avanço tecnológico é algo do nosso dia a dia e nos auxilia na comunicação, produção e evolução de nossa sociedade. Os computadores ultra modernos, tablets e celulares de última geração também são exemplos de tecnologia.
8 tecnologias que nasceram no Brasil
São exemplos de indústrias de tecnologia de ponta as de informática, telecomunicações, farmacêutico, biotecnologia, produtos eletrônicos, aeroespacial, entre outros.
Um setor em que o País vem conseguindo exportar tecnologia é o de aeronáutica e aeroespacial. No último ano, enquanto a alta tecnologia foi responsável por apenas 6,2% do total de produtos industriais exportados pelo País, o setor de aeronáutica e aeroespacial respondeu por metade dessas exportações (3%).
A história da tecnologia no Brasil iniciou-se em 1922 com a chegada do rádio, e mais tarde com os aparelhos televisivos. Pensando na computação, foi somente em 1965 que surgiu o computador doméstico.
Conforme mencionado anteriormente bem como alicerçado em Tigre (2006) as primeiras tecnologias surgiram em meio a Revolução Industrial, todavia, em seu inicio tratavam-se apenas de inovações práticas, conhecimentos colocados em prol dos serviços realizados por mecânicos, ferreiros e carpinteiros extremamente ...
A tecnologia na Idade Média Ao longo dessa época, as inovações surgiram em diferentes regiões — como a China, o Império Bizantino, a Pérsia, a Índia e os países muçulmanos. A impressão com tipos móveis, criada por Gutenberg, possibilitou a produção de livros e a disseminação do conhecimento.
Como matéria no currículo escolar, a tecnologia educacional surgiu nos estudos de educação Audiovisual da Universidade de Indiana, em 1946. O uso dos meios audiovisuais com um intuito formativo constituiu o primeiro campo especifico da tecnologia educativa e desde então têm sido uma área permanente de investigações.
Apesar disso, podemos dizer com alguma segurança que o início dos anos 2000 foi quando a educação digital começou a decolar até chegar na efervescência de soluções e abordagens digitais que temos hoje. No Brasil e em boa parte do mundo, nessa época, iniciou-se uma rápida popularização do acesso banda larga.