Os Composites são uma variedade de sólidos produzidos através da combinação de materiais já existentes, com o intuito de melhorar a resistência de inúmeros objetos. Se combinarmos fibras de carbono e resina vamos obter um composite resistente a altas temperaturas, pressão, pancadas, etc.
Atualmente, a tecnologia de materiais compósitos permite o preparo de uma vasta gama de novos materiais com propriedades diferenciadas. ... Materiais compósitos são utilizados em grandes volumes, principalmente nos campos da construção civil, automobilística e aeronáutica.
O que torna os materiais compósitos tão versáteis e importantes é justamente o fato de combinarem as características de dois materiais diferentes. Mais especificamente, eles combinam as baixas densidades dos polímeros com as altas propriedades mecânicas das fibras.
Verificado por especialistas Dentre essas propriedades, podemos destacar a leveza, a resistência mecânica, a capacidade ou incapacidade de se deformar, a condutividade elétrica e térmica, dentre outras mais. No revestimento estrutural externo do avião, por exemplo, é utilizado o alumínio, graças à sua leveza.
Aço. Ligas Metálicas em Geral. O Alumínio encabeça a lista por ser o material mais amplamente usado e em diferentes partes dos aparelhos, tais como asas, fuselagem, motores, trens, interiores e revestimento.
Em uma aeronave de compósitos, a fibra de vidro é um excelente isolante elétrico, enquanto a fibra de carbono conduz eletricidade, mas não tão facilmente como o alumínio. Portanto, uma condutividade elétrica adicional precisa ser adicionada à camada externa do revestimento.
Com os aviões feitos por composto de plástico e carbono, a resistência da fuselagem é maior, então a cabine pode receber o dobro de ar pressurizado. Garantindo a segurança dos passageiros que também relatam menos cansaço durante os voos.
Quem costuma viajar constantemente já deve ter reparado que a cor do avião não tem muitos segredos, afinal em grande parte é branca. Embora as companhias aéreas invistam em logomarcas e detalhes distintos nos aviões, a cor branca é a que predomina.
Essa peça móvel é chamada de flape e serve para aumentar a sustentação do avião em velocidades mais baixas. Para voar, um avião precisa que o ar circule a uma determinada velocidade pela asa.
Os flaps são instalados na parte de trás da asa, chamada “bordo de fuga”, e ficam embutidos nas asas durante o voo de cruzeiro.
Para atender aos requisitos de alcance, um dos maiores da aviação comercial, a Boeing criou novas asas com quase 72 metros de envergadura. Contudo, o modelo se tornou o primeiro avião comercial a jato a dispor de asas dobráveis.
Área de asa = 1 / 2 x Envergadura Chord Root x Existem 144 (12 x 12) centímetros quadrados de um metro quadrado.
Qualquer aeronave, pequena ou grande – e principalmente as comerciais – armazena seu combustível nas asas. Isso acontece porque as asas formam o centro de gravidade do avião, é o local mais seguro para se acomodar combustível e garantir a estabilidade do avião durante a viagem.
Para cada viagem, são necessários milhares de litros de querosene de aviação. O Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo configurado, em média, para até 500 passageiros, por exemplo, pode levar até 320 mil litros de combustível, o que garante uma autonomia de 15 mil quilômetros.
O combustível representa uma parcela significativa do peso do avião. Um Airbus A380, por exemplo, pode carregar 254 mil quilos de combustível, o equivalente a mais de 320 mil litros de querosene. O A320 pode levar 23 mil quilos, ou mais de 29 mil litros.
Querosene de Aviação
Combustível mais caro do mundo De acordo com o relatório, o litro do querosene custa em média R$ 2,29 na região, valor ainda bem abaixo do praticado no Brasil. Segundo o índice da IATA, o preço médio mundial do combustível de aviação é R$ 2,19 por litro.
A esta baixa temperatura, a gasolina provavelmente iria congelar. Esta é a razão principal, a querosene é usada nos aviões porque ela iria congelar apenas a -47ºC. A querosene comum de aviação tem um ponto de fulgor entre 38ºC e 60ºC, ou seja, somente produz vapores inflamáveis a partir das temperaturas acimas.