Manchão combinado (MC): reparo de borracha em forma de chapéu, que pode ser aplicado internamente na região da banda de rodagem em danos de até 8 mm. A aplicação é realizada pela parte interna do pneu. Indicado em casos de furos retos, de 90° em relação à carcaça.
Mas não faça isso! Nos pneus atuais, sem câmera, o próprio prego está tampando o furo que ele provocou. Se você tirá-lo, aí o pneu vai esvaziar imediatamente. O correto é levar o carro até o borracheiro, lá ele sim, tira o prego e faz o reparo necessário.
O reparo em alguns locais não chega a custar mais do que R$ 30, mas postergar o conserto pode agravar a situação e até inutilizar o pneu. Ao identificar o problema, dirija em baixa velocidade até um local de confiança. Uma prática muito comum em alguns centros automotivos é a técnica do macarrão.
O macarrão consiste em uma massa alongada que é inserida dentro do furo para tampá-lo. O pneu sequer é retirado do aro neste processo. A desvantagem da técnica é que ela pode facilitar a infiltração de sujeira ou umidade na estrutura metálica da peça, o que compromete a durabilidade e a vida útil do pneu.
Passe o aplicador com o macarrão pelo furo até uma boa profundidade e depois, cuidadosamente retire o aplicador. Neste momento o furo não deve mais vazar ar.
2 – Fita adesiva grossa Uma ideia interessante é levar uma fita adesiva grossa, tipo um “silver tape”, colado na bomba de ar. Dessa forma ela não ocupa espaço e na hora que você precisar, basta rasgar um pedaço e colocar dentro do pneu onde está o rasgo. É recomendável colocar duas camadas de fita.
O primeiro passo é verificar se a conversão dos pneus convencionais em tubeless é possível: procure no aro da roda pela inscrição indicativa (tubeless-ready ou radial tubeless). Evite fazer a conversão em pneus não apropriados, pois são menos resistentes a furos e geralmente não conseguem reter o selante.
Como instalar a configuração tubeless
Passo a passo para converter para tubeless
1. Importada dos USA, a FITA GORILLA TAPE da marca GORILLA pode ser utilizada para converter rodas para o sistema tubeless e entregar a melhor aderência em qualquer superfície. 2. Possuí a melhor relação custo benefício do mercado, além de um excelente funcionamento.
Tira só esses granulados, o que tá colado no pneu deixa ficar, até é bom, mete mais líquido e rode tranquilo... A pesquisa que fiz no YouTube não lhe traria alento. O processo é mecânico mesmo. Esfregar outra borracha até tirar o máximo que puder.
Ao rodar, esse líquido se espalha pelo interior do pneu e se houver um furo, o ar de dentro (com pressão) acaba empurrando o selante para fora do pneu através do furo. Em contato com o ar e a pressão que recebe de dentro para fora do pneu, acaba por vedar, tampar o furo, no popular, entope o furo.
Com o pneu murcho, empurre a válvula completamente para dentro da câmara e coloque um pouco de linha para dentro. Assim quando o selante entrar ele empurra ainda mais a válvula e ela não impede a entrada do líquido. Junto com o selante vem uma mangueira para facilitar a colocação do líquido no pneu.