O odor do chamado hálito hepático é de terra molhada, que pode piorar e se tornar insuportável, conforme a gravidade da doença. "Esses cheiros característicos chamam a atenção do médico, e devem deixar o paciente já diagnosticado em alerta para as complicações", diz o gastroenterologista Décio.
Se seu hálito cheirar a amônia, pode ser um sinal de um problema potencialmente sério com seus rins. Aqui está o que você precisa saber sobre as funções renais e o que indica a respiração com amônia.
O açúcar no sangue geralmente entra nas células, onde é usado como energia. Se isso não acontecer, o açúcar no sangue sobe, e as suas células começam a queimar gordura para obter energia. O subproduto deste processo é cetonas, que podem dar um cheiro frutado ao hálito, diz a Dra.
7 SINAIS QUE ALERTAM PARA A EXISTÊNCIA DE PROBLEMAS NOS RINS Os sinais e sintomas mais conhecidos são: hipertensão arterial, urina com sangue, urina com espuma (presença de proteínas na urina), edemas, eliminação de urina muito clara (como água), anemia (palidez, cansaço, dor no peito e sonolência).
O hálito cetônico provém da formação indevida de corpos cetônicos em alta quantidade no organismo. Isso acontece quando o corpo não consegue transformar glicose em energia, por insuficiência de insulina, e recorre a outros meios.
A confirmação da cetose pode ser feita por meio da avaliação da quantidade de corpos cetônicos na urina e no sangue, principalmente....Sintomas de cetose
Segundo a profissional, sim, a chance de se desenvolver mau hálito pode se tornar maior quando a pessoa tem diabetes. Ela explica que isso acontece pela possibilidade de produção de corpos cetônicos liberados em níveis altos de glicose e pela falta de insulina.
No caso do hálito com odor de acetona, a alteração é um sintoma comum de diabetes. — O organismo necessita de insulina para utilizar a glicose como fonte de energia. Na falta do hormônio, acontece a quebra de gordura (para obtenção de energia), o que forma, consequentemente, acetona (durante a reação química).
Café, alho e suplementos vitamínicos, principalmente aqueles com vitamina B6, são outras causas possíveis de urina com cheiro forte. Alguns antibióticos, principalmente da família da penicilina, também podem ser responsáveis.
E o mais fedido é o suor causado pelo estresse. Isto porque ele é produzido por uma categoria de glândulas chamadas apócrinas, responsáveis pela produção de um suor menos rico em água, o que faz com que as bactérias se alimentem de gorduras e proteínas presentes. E é isto que causa o odor, de acordo com a Mayo Clinic.
Assim, 7 dicas para tratar o cheiro de suor que podem ser feitas em casa incluem:
Melhorando o cheiro da casa da pessoa idosa
Para tratar a bromidrose, existem opções como remover os pêlos da região, evitar repetir roupas e usar desodorantes de longa duração, que diminuem a produção de suor.
Com a rotina corrida, Rexona relembra algumas soluções que podem ajudar a combater o suor excessivo no rosto de maneira prática e simples: