Cada filamento de cromatina constitui um cromossomo. ... Um cromossomo pode ser demarcado ao longo de seu comprimento em milhares de regiões chamadas de genes. A função dos cromossomos é controlar as funções das células. Além disso, eles carregam as informações genéticas de um indivíduo, através dos genes.
O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células dos seres vivos que carrega toda a informação genética de um organismo. ... No DNA, estão codificadas todas as características de um ser vivo, que são únicas em cada indivíduo.
O gene é um segmento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsável pelas características herdadas geneticamente. Cada gene é composto por uma sequência específica de DNA que contém um código (instruções) para produzir uma proteína que desempenha uma função específica no corpo.
Resposta. A ''cromatina'' é um conjunto de fios, cada um deles formado por uma longa molécula de DNA, quando esses fios se agrupam formando uma estrutura que se parece com um X damos o nome dessa estrutura de ''cromossomo,'' o cromossomo é dividido em duas ''cromatides,'' ou seja, a cromatide é uma parte do cromossomo.
Função do cloroplasto Os cloroplastos são organelas celulares que participam do processo de fotossíntese, que consiste no processo de formação de carboidratos utilizando gás carbônico e água na presença de luz.
Centrossomo ou centro celular é o local onde partem os microtúbulos do citoesqueleto, é o centro organizador próximo do núcleo. ... Tem importante função no processo de divisão celular, regulando a nucleação e organização espacial dos microtúbulos.
Os centríolos são classificados como organelas citoplasmáticas e estão presentes em células eucarióticas, (com exceção das células dos fungos e plantas com sementes). Eles ajudam na separação do material genético durante a divisão celular e podem formar flagelos e cílios.
Os centríolos são organelas não envolvidas por membrana e que participam do processo de divisão celular. ... Já em células de vegetais superiores, como não existem centríolos, sua multiplicação se processa sem eles.
substantivo masculino Tipo de chicote, instrumento de tortura composto por uma ou várias tiras de couro que, unidas por um cabo de madeira, é usado para espancar. [Por Extensão] Punição feita por castigo físico; tortura. [Figurado] Tortura moral; em que há aflição; angústia.
O glicocálix (do grego glykys = açúcar, e do latim = calyx = envoltório), é um revestimento formado por uma camada frouxa de moléculas glicídicas, lipídicas e proteicas entrelaçadas, situadas externamente à membrana plasmática de células animais e de alguns protozoários.
O glicocálix ou glicocálice é um envoltório externo à membrana plasmática presente em células animais e de alguns protozoários. O glicocálix consiste em uma cobertura de açúcar ligada em proteínas, com espessura de 10 a 20 nm, que envolve a célula e lhe confere proteção.
Os componentes do citoesqueleto são os microfilamentos, os filamentos intermediários e os microtúbulos. Os microfilamentos, também conhecidos como citoesqueleto de actina, formam uma estrutura complexa responsável pelo controle da forma celular, distribuição das proteínas de membrana e tráfego intracelular.