Dimensão vertical de Oclusão (DVO) É a dimensão vertical da face quando os dentes ou os planos de cera estão em contato oclusal. ... Segundo Nogueira (1993), a dimensão vertical de oclusão (DVO) é definida como a distância entre dois pontos delimitados, um na maxila e o outro na mandíbula, durante a oclusão dentária.
· A base de prova é a base provisória da prótese total confeccionada sobre os modelos funcionais, durantes as fases para captar e registrar movimentos mandibulares, com a finalidade de transportá-los ao articulador. Será usada para montagem dos dentes artificiais, até a prova estética e fonética do paciente.
É a base provisória da dentadura que possibilita ao profissional realizar na boca do paciente as diversas operações clínicas, tais como o registro das relações maxilomandibulares, a montagem e prova dos dentes na boca do paciente.
A Régua Fox da Bio-Art é um acessório utilizado no ajuste do rolete de cera superior nas próteses totais para a determinação e a avaliação dos planos oclusais de Camper e horizontal (interpupilar).
A linha alta do sorriso é demarcada perpendicular à linha mediana, a medida entre a linha do plano oclusal e a linha alta oferece a altura do incisivo central superior. ... Essa linha define as faces mesiais dos incisivos central superiores.
Os materiais utilizados na moldagem funcional são: pasta de óxido de zinco e eugenol, Polissulfetos, Silicone de adição, silicone de condensação, mercaptanas, entre outros10.
Técnica de moldagem:
Existem inúmeros materiais de moldagem, dentre eles destacam-se os elastômeros, que são materiais elásticos não aquosos. São eles: silicone polimerizado por adição, silicone polimerizado por condensação, poliéter e polissulfeto.
Para a utilização destes materiais, o dentista deve deter algumas técnicas de moldagem que são: técnica de moldagem com casquete individual, técnica de reembasamento ou dupla impressão e a técnica simultânea ou dupla mistura.
A inserção do fio retrator deve ser realizada sutilmente, em direção apical, com inclinação de 45 graus [Figuras 11 e 12]. O uso de anestesia é indicado para evitar dor durante a inserção do fio, bem como para controlar a salivação do paciente.
A utilização do casquete de moldagem é um método mecânico de afastamento do tecido gengival que não causa trauma ao tecido periodontal de proteção, se utilizado da maneira correta (8).