Caifás descobres sobre a gravidez de Judite, mas ela desmente e diz que foi uma invenção de Joana. Anás, no entanto, acaba contando a verdade e deixa o sumo sacerdote furioso: ele decide que a esposa será apedrejada por traição.
Depois de solto naquela fatídica sexta-feira, foi visto durante certo tempo lixando, na base da lima, pedriscos irregulares para transformá-los em pedregulhos redondos, que depois eram ensacados e levados por escravos à Via Sacra, para pavimentá-la. Belo castigo para quem se safou no páreo contra o Salvador do mundo.
Herodes Antipas – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mas tanto um quanto outro associam o nascimento de Jesus com a época de Herodes, o Grande e, por isso, a maior parte dos estudiosos geralmente assume uma data para o nascimento entre 6 e 4 a.C.
dia 25 de dezembro
Jesus teria nascido entre 9 de março e 4 de maio do ano 5 antes de Cristo.
Os primeiros indícios da comemoração de uma festa cristã litúrgica do nascimento de Jesus em 25 de dezembro é a partir do Cronógrafo de 354. Essa comemoração começou em Roma, enquanto no cristianismo oriental o nascimento de Jesus já era celebrado em conexão com a Epifania, em 6 de janeiro.
De acordo com a tradição, Maria nasceu de pais já velhos e estéreis, chamados Joaquim e Ana, como resposta às suas preces. A paciência e a resignação com que sofriam a esterilidade levaram-lhes ao prêmio de ter por filha aquela que havia de ser a Mãe de Jesus.
A árvore de Natal é um dos principais símbolos dessa data comemorativa, e suas origens remontam a povos pagãos que enxergavam as árvores como um símbolo da fertilidade. O Natal é marcado por diversos símbolos, como o Papai Noel, os presépios e as luzes que iluminam e enfeitam as cidades.
A árvore de Natal como conhecemos hoje, com adornos, teria aparecido no século XVI na Alemanha, já relacionada ao cristianismo. Os cristãos traziam essas árvores para dentro de casa ou faziam estruturas com madeira e decoravam com galhos de pinheiro e frutos de verdade.
Em alguns países, as comemorações do dia 25 de dezembro são bem diferentes daquilo que nós estamos acostumados
Inglaterra
Muito tradicional no país, o Natal americano tem vários costumes que já vimos aos montes nos filmes. Celebrado somente no dia 25 de dezembro, eles costumam utilizar pinheiros naturais para montar a árvore e os presentes para a família são colocados em grandes meias penduradas nas lareiras das casas.
Na véspera do Natal, uma enorme e colorida procissão desfila pela rua principal. A Missa de Natal na Basílica da Anunciação, à meia-noite do dia 24 de dezembro, é tradição. ... A maioria dos israelenses entende a importância do turismo e da peregrinação cristã para o país, principalmente na época do Natal.