substantivo feminino Baixeza; aviltamento (falando-se do caráter, dos sentimentos, dos costumes).
Fazer sentar ou montar, ficando com o assento ou a sela entre as pernas.
vi·le·za |ê| Qualidade daquele ou daquilo que é vil. 2. Acção baixa e torpe; baixeza.
Significado de Ignomínia substantivo feminino Desonra extrema; infâmia pública; opróbrio: a traição é uma ignomínia. Discurso que desonra, menospreza, humilha, causa vergonha; infâmia. Etimologia (origem da palavra ignomínia). Do latim ignominia.ae.
Ignomínia é um substantivo feminino que significa vergonha pública grave, e é sinônimo de infâmia, opóbrio, estultícia, vitupério.
Opróbrio significa desonra, infâmia, injúria, afronta. É um substantivo masculino, com origem do latim opprobriu. Opróbrio é um ato ou um dito que pode levar alguém à má fama, ao escárnio, à zombaria, a perder o crédito, perder a consideração, a honra.
E não se lembrará do opróbrio da tua viuvez – Aquele tempo e estado em que eras como uma viúva, desconsolada e desolada, privada ou abandonada do marido e tendo poucos ou nenhum filho.
Modo de agir ou ação vil; que é degradante; indigno. Etimologia (origem da palavra vileza). Vil + eza.
Que é dado a praticar vilezas. Que ou quem é desprezível. Que age de forma vil. Que ou aquele cujo comportamento é vil; cafajeste, canalha, velhaco: “Mas, o outro, rufião biltre, não tinha emenda, se desbragava, não cedia desse atrevimento” (PE).
Significado de Fortuna Destino; aquilo que tem de ser: nunca teve boa fortuna. Boa sorte; em que há ventura, júbilo, abundância: tive a fortuna de estar no evento.