A descamação do endométrio, é a “expulsão” de sangue e de tecido interior uterino por alguns dias – o que caracteriza o início do fluxo menstrual. Tanto a nidação quanto a menstruação ocorrem pela descamação do endométrio, mas por razões diferentes.
Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.
O ginecologista do HCor explicou que os pedacinhos de pele presentes em alguns ciclos menstruais são apenas resquícios endométrios. A menstruação nada mais é do que o resultado de um processo de “descarte” de endométrio que não serviu de “alimento” para um ou mais óvulos fecundados durante o período de ovulação.
Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende.
O crescimento progressivo do endométrio durante o ciclo menstrual ocorre de forma a preparar o útero para uma eventual gravidez, tornando-o propício a receber o óvulo recém fecundado. No momento da ovulação, o útero encontra-se até 1,0 a 1,5 cm mais espesso que o habitual.
O site especializado Medical News Today preparou uma lista das técnicas mais conhecidas para controlar a menstruação.
O útero fica incapaz de manter por si só o sustento de sua camada interna, já bastante grossa e cheia de vasos sanguíneos. É então que ocorre a hemorragia, que dura de três a sete dias e é composta por células do endométrio e pelo sangue em suas pequenas artérias e veias.
Sangue menstrual vermelho escuro, marrom ou preto são simplesmente sangue que reagiram ao oxigênio. Converse com médicos(as) se você apresenta sengue menstrual aguado acinzentado ou rosado, já que isso pode sinal de alguma infecção ou algo mais sério como câncer.
O sangue menstrual rosa claro pode significar baixos níveis de estrogênio. Se você é uma corredora ávida, isso também pode ser uma razão para o seu sangue menstrual ser desta cor, já que foi comprovado que praticar esportes, especialmente correr, pode fazer com que os níveis de estrogênio caiam.
Segundo ele, durante o mesmo ciclo menstrual as cores podem variar do tom borra de café ao vermelho vivo. “É comum a menstruação ter início com a borra de café ou marrom, depois evoluir para um vermelho mais escuro e, em seguida, para um vermelho mais vivo.
Nesse processo de fixação do zigoto pode ocorrer um leve sangramento, com duração média de três dias. Esse sangramento ocorre, pois, ao aderir ao endométrio, esse zigoto colabora para o processo de escamação de pequenas partes da camada endometrial, que são expelidas pelo organismo.
O sangramento considerado de nidação é somente aquele acontece após a confirmação da gravidez. Geralmente esse sangramento acontece apenas durante os primeiros 10 dias. Deve durar entre um e três dias, embora em alguns casos a duração possa ser maior.
Ovulação: Algumas mulheres notam um leve sangramento por um dia ou dois após a ovulação. Isso acontece regularmente para algumas pessoas. A ovulação é o momento do ciclo em que você está mais fértil. Se você estiver evitando a gravidez, não confunda o sangramento da ovulação com o sangramento menstrual!
Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.
Com uma semana de atraso, já é possível realizar o teste, tanto de farmácia, quanto o sanguíneo, para saber com precisão se a mulher está grávida após se submeter aos tratamentos de fertilização in vitro. O tempo de espera também tem muito a ver com a quantidade de hormônio HCG que se desenvolve no sangue.
7 A espera do resultado O exame de sangue Beta-HCG, que comprova a gravidez, é realizado entre o 12° e o 14° dias após a transferência embrionária. Nessa fase, é importante manter a calma.