→ Planície amazônica: Situada na região norte do Brasil, a planície amazônica encontra-se em meio a áreas de alto nível altimétrico (ao seu redor encontram-se regiões de planaltos). Essa planície margeia o rio Amazonas e seus afluentes e possui altitudes que variam de 100 m a 200 m do nível do mar.
A Região geoeconômica da Amazônia ou Complexo regional Amazônico compreende todos os estados da região Norte do Brasil (apenas parte no Tocantins está fora), praticamente todo o Mato Grosso e o oeste do Maranhão, numa área de aproximadamente 5,1 milhões de quilômetros (cerca de 60% do território do país) distribuído em ...
Nos Planaltos Residuais Norte-Amazônicos há a maior concentração de serras, no extremo norte do Amapá, do Pará, de Roraima e do Amazonas. As principais são as serras de Tapirapecó, Imeri, Parima, Acaraí, Tumucumaque e do Navio.
A maior floresta tropical do planeta que ocupa 49% do território brasileiro. A Floresta Amazônica perpassa por nove países – Brasil, Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa – sendo, portanto, a maior floresta tropical do mundo com um total de 5,5 milhões de km² de extensão.
Brasil
Brasil
A Amazônia internacional corresponde a uma área ao Norte da América do Sul, a qual abrange nove países: Brasil, Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Apesar de sua grande área, aproximadamente 60% da Amazônia ocorre no território brasileiro.
Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (1º) mostra que, para 75% dos brasileiros, o interesse estrangeiro na Amazônia é legítimo e a floresta corre riscos. Ainda de acordo com o levantamento, 66% dos entrevistados afirmam que o Brasil deveria aceitar dinheiro de outros países para combater o desmatamento na região.
Verificado por especialistas No caso podemos afirmar que o principal interesse das nações estrangeiras dizem respeito a Água, Petróleo, Floresta em geral da região e alguns minérios raros, além de ser uma região bem estratégica Militarmente e economicamente para qualquer um.
Como a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia possui a maior biodiversidade, com uma em cada dez espécies conhecidas. Também há uma grande quantidade de espécies desconhecidas por cientistas, principalmente nas áreas mais remotas.
Brasil
No caso podemos afirmar que o principal interesse das nações estrangeiras dizem respeito a Água, Petróleo, Floresta em geral da região e alguns minérios raros, além de ser uma região bem estratégica Militarmente e economicamente para qualquer um.
Os principais recursos minerais que estão sendo explorados, especialmente na região da Serra dos Carajás, incluem ouro, cobre, níquel, manganês e, principalmente ferro.
Discussões relativas ao estudo e à exploração da Amazônia em conjunto com potências estrangeiras contribuíram para o surgimento do tema "internacionalização da Amazônia".
Resposta. Resposta: Portugal, França, Holanda, Inglaterra e Espanha.
Os próprios europeus colocaram a Amazônia a margem de seu mundo, transformando sua cultura, seus hábitos, seu meio social, o círculo econômico e sua organização política que foram deixados de lado, construíram-se, uma história através de testemunhos e descrições baseadas nas ideias daqueles que viveram nestes períodos, ...
Formação. A floresta provavelmente se formou durante o período Eoceno. Ela apareceu na sequência de uma redução global das temperaturas tropicais do Oceano Atlântico, quando ele tinha se alargado o suficiente para proporcionar um clima quente e úmido para a bacia amazônica.
O nome Amazonas é de origem indígena. Vem da palavra amassunu, que ruído das águas. Foi o capitão espanhol Francisco Orelhana quem batizou a região após descer o Rio Amazonas em 1541.
Através da mitologia indígena explica-se a origem das coisas, os protetores da natureza, como um alerta e até mesmo da preservação das florestas e animais essa vida mística de encanto que é tão presente na literatura amazônica que rodeia as pessoas simples que vivem em pleno contato com a natureza.
Os mitos e lendas fazem parte da cultura do homem amazônico, interferindo na formação de sua identidade, são apresentados como uma tentativa de explicar a realidade, como resposta e explicação da origem do mundo, o que é reproduzido através de cerimônias religiosas, que por sua vez, mantêm vivo o mito, dentro de uma ...