A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental. ... Historicamente voltada para o ambiente escolar, a EDUCAÇÃO FÍSICA tem hoje um papel muito mais diversificado.
Eram dadas por um professor normalista, nessa época as aulas não eram ministras por um professor de Educação Física. As aulas de atividades físicas só foram ministradas por professores de Educação Física em 1930, quando criou-se o Departamento de Educação.
Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, a educação física visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto. É a fase anatômica da educação física.
Sem dúvida nenhuma a civilização que marcou e desenvolveu a Educação Física foi a grega através da sua cultura.
Resposta. Resposta: Sem dúvida nenhuma a civilização que marcou e desenvolveu a Educação Física foi a grega através da sua cultura.
A existência da ginástica egípcia foi revelada em pinturas nas paredes de tumbas. Mas foi na Grécia que encontramos a civilização antiga que mais contribuiu para a Educação Física. Novamente é visível a ligação que a sociedade e sua cultura têm com a história da Educação Física.
Ghiraldelli (1998), explica que a Educação Física brasileira apresenta concepções históricas, identificando-as em cinco tendências[1]: Higienista (até 1930), Militarista (de 1930 a 1945) Pedagogicista (1945 a 1964) e Competitivista (1964 a 1985).
A Educação Física sempre esteve ligada à cultura. ... As abordagens teóricas a que nos referimos são as seguintes: Desenvolvimentista; Crítica-Superadora; Construtivista; Crítico-Emancipatória; Cultural e Progressista.