Axé é um termo da língua Iorubá, portanto utilizado principalmente pelos fiéis das religiões afro-brasileiras e equivale a palavra “amém”, significa o “poder”, a “energia”, a “força de realização”. Frequentemente é utilizada para designar a vida; a força manifestada em todo ser vivo ou existente na natureza.
Ogum Iê! ... Ogum Iê! é uma homenagem de Guitinho ao seu orixá Ogum, uma das 14 divindades do candomblé cultuadas no terreiro Xambá.
Okê é monte e Arou é um título honroso dado aos caçadores. Assim a saudação Okê Arô significa “Salve o Grande Caçador!” Okê é monte e Arou é um título honroso dado aos caçadores. Assim a saudação Okê Arô significa “Salve o Grande Caçador!”
Resumindo, podemos dizer que beijando e colocando as mãos de nossos Pais de Santo em nossa testa, ou seja, pedindo a benção deles, estamos informando, simbolizando, dizendo que confiamos neles tanto para mexer em nossa cabeça, como conduzir nossa vida espiritual e nossa jornada junto aos Orixás e Entidades que nos ...
Palavra do século XII que significa “ato ou efeito de abençoar”, oriunda do latim benedictionis, “bênção” equivale a “bendição” – isso mesmo, o oposto de “maldição” – e ganhou na linguagem informal brasileira do século XIX essa “forma apocopada e desnasalizada”, como diz o Hoauiss: “bença”.
expressão Tomar a bênção. Beijar a mão de alguém, pedindo proteção divina. Etimologia (origem da palavra bênção). Do latim benedictio.