As fibras cardíacas são excitáveis, ou seja, elas são capazes responder à estímulos elétricos, químicos, térmicos ou mecânicos, assim, uma vez que o potencial da ação chega numa célula muscular cardíaca, esta reponde a este estímulo contraindo-se.
O potencial de repouso da membrana é determinado pela distribuição desigual de íons (partículas carregadas) entre o interior e o exterior da célula e pela permeabilidade da membrana diferenciada para diferentes tipos de íons.
O nó sinoatrial é o marcapasso do coração, e está localizado superior ao sulco terminal do átrio (aurícula) direito, próximo à abertura da veia cava superior.
O feixe de His é um grupo de fibras que conduz os impulsos elétricos a partir do nódulo atrioventricular.
Período Refratário Durante a fase de repolarização, a capacidade da célula cardíaca responder a um novo estímulo depende do seu estado elétrico. Período Refratário Absoluto: a célula está totalmente despolarizada e por isso não pode responder a nenhum tipo de estímulo.
O Período Refratário Relativo é o intervalo no qual um segundo potencial de ação pode ser gerado, mas apenas por estímulos supraliminares, ou seja, estes estímulos têm que ser mais fortes que os normais capazes de excitar a fibra.
No período refratário absoluto o canais sódio dependentes da voltagem estão inativados, portanto nessa situação não è possível fazer com que ele dispare outro potencial de ação. No período refratário relativo os canais sódios estão fechados, mas podem ser aberto por um estimulo que ultrapassa o limiar.
Os cardiomiócitos são células altamente diferenciadas e logo após os primeiros anos de vida param de se multiplicar, desta forma, o crescimento do coração é conseqüência da hipertrofia e não a hiperplasia celular.
Significado de Sincício substantivo masculino [Biologia] Massa protoplasmática caracterizada pela formação de vários núcleos de citoplasma e originada pela junção de células anteriormente separadas. Camada localizada no exterior do trofoblasto do ovo de animais mamíferos. ... Do latim syncytium.
O coração humano é formado por quatro cavidades, assim como o de todos os mamíferos. Nesse órgão é possível observar dois átrios e dois ventrículos.
O tecido muscular estriado esquelético, como o próprio nome indica, está preso aos ossos e apresenta células longas e com muitos núcleos (multinucleadas). Os núcleos dessas células estão localizados na periferia, próximos ao sarcolema (membrana plasmática das células do tecido muscular).