– Enxaguar as sementes pela manhã e à noite, ou pelo menos três vezes por dia nos dias mais quentes, e voltar a deixar o frasco de vidro inclinado para escorrer o excesso de água; – Após cerca de três dias, as sementes começarão a germinar e poderão ser consumidas.
Podem ser sementes de cereais (aveia, centeio, cevadinha, trigo, painço, sorgo), sementes de leguminosas (amendoim, feijão, grão-de-bico, lentilha e soja), sementes de vegetais (como a alfafa), leguminosas (amêndoa, avelã, macadêmia) e outras sementes (como a chia, gergelim, girassol, linhaça, quinoa).
Para germinar os alimentos em casa, deve-se fazer os seguintes passos:
Colocar 3 colheres de sopa de semente de linhaça em ½ copo de água, deixar de molho por 4 horas e adicionar na receita em substituição ao ovo. Em geral, a ingestão recomendada de linhaça é de 3 colheres de sobremesa ao dia.
A dieta recomenda a inclusão de duas colheres de sopa ou dois copos de cerca de 50 ml (geralmente utilizados para consumir café) de sementes de farelo de linhaça diariamente. O farelo pode ser adicionado a iogurtes, leite desnatado, suco de frutas e a frutas picadas ou amassadas.
Atualmente, a linhaça ganhou fama de superalimento e há estudos que confirmam seus benefícios. Consumir sementes de linhaça com frequência contribui para a redução do colesterol, melhora da pressão arterial e diminuição do risco de câncer.
Chia, linhaça e semente de girassol, ricas em ômega 3, são algumas das sementes que auxiliam na prevenção e no combate à hipertensão, doença crônica silenciosa que pode ter consequências graves e levar à morte por ocorrência de infarto ou derrame.
Pode comer semente de chia sim, porém tudo que é em excesso não é recomendado, adição de chia na dieta está relacionada à prevenção do envelhecimento precoce.
Mas é importante saber: não adianta lembrar da linhaça uma vez ou outra. Você tem que se comprometer a consumi-la todos os dias no café da manhã, misturada a iogurte, sucos, frutas ou, ainda, polvilhada nas saladas ou no arroz.
A vitamina B6 e o magnésio também melhoram a produção de serotonina e devem ser incluídos sempre que possível nas refeições noturnas. Eles são encontrados no frango, atum, cereais integrais, semente de gergelim, tofu, soja, caju e tomate. “Algumas bebidas podem auxiliar para uma boa noite de descanso.
Antes aprenda como hidratar a semente de linhaça: coloque 2 colheres (sopa) de linhaça crua e integral numa peneira e lave para retirar possíveis impurezas. Transfira para um recipiente de vidro e acrescente 10 colheres (sopa) de água filtrada ou de coco verde. Deixe hidratando por 8 horas.
O certo é consumir a semente de linhaça crua, integral, previamente hidratada e triturada somente na hora do seu consumo. Nestas condições haverá benefícios e segurança total no consumo diário. A hidratação: meça 2 colheres (sopa) de semente e coloque em uma peneira para lavar possíveis impurezas.
Linhaça dourada ou marrom, qual a melhor?