Os pacientes que tiverem sinais de dumping após a cirurgia bariátrica devem ser tratados com acompanhamento nutricional para mudança de hábitos alimentares:
O Dumping é muito mais frequente em pacientes que fizeram o Bypass gástrico ou a cirurgia de Foby-Capella (bariátrica) que aqueles que fizeram a Gastrectomia tubolar (Sleeve), sendo que nesta última, a possibilidade de ocorrer o Dumping é pequena.
"Nem todos desenvolvem a Síndrome de Dumping e, para evitá-la, é importante não consumir doces nos primeiros seis meses do pós-operatório", recomenda. A nutricionista, que faz parte da equipe multidisciplinar do Dr. Giorgio Baretta, explica que a Síndrome de Dumping gera uma alteração física da função de armazenamento.
Uma pessoa não operada ingere entre 300 g e 500 g por refeição. Em geral, a bariátrica é um procedimento seguro. A taxa de mortalidade fica entre 0,1% e 1%, de acordo com o tipo da cirurgia.
Alimentos permitidos: pão de forma, torradas, arroz bem cozido, legumes bem cozidos, verduras (iniciar com as verduras cozidas e evoluir lentamente para cruas) frutas macias, leite desnatado ou zero lactose ,bebidas vegetais, iogurte desnatado, queijos cottage,requeijão light, ricota, carnes de boi, ave, peixes em ...
5-Verdade – Com trinta dias antes do procedimento cirúrgico, as pacientes devem controlar o consumo de bebidas alcoólicas. As bebidas prejudicam a cicatrização da cirurgia e podem, principalmente, comprometer o efeito de medicamentos necessários para durante e pós as cirurgias.
Tudo irá depender de como foi sua cirurgia, se houve complicações, se você está fazendo uso de alguma medicação que possa apresentar interferência com o álcool. Recomendo que ainda evite bebidas alcoólicas por pelo menos 30 dias após a cirurgia.
Posso fazer uso de bebida alcoólica mesmo ainda não tendo retirado os pontos de uma cirurgia na mão? Olá, tudo bem? o consumo de bebidas alcoólicas podem atrapalhar o processo de cicatrização. O ideal é evitar o uso dessas substâncias no pós operatório.
Deve-se também evitar pegar peso, fumar, tomar bebidas gaseificadas ou com álcool, além de manter a pressão controlada, pois todos esses fatores contribuem para formação de uma nova hérnia.
Não existe nenhuma restrição alimentar específica para os pacientes com hérnias da parede abdominal. No entanto, é recomendado evitar o ganho de peso para evitar a piora dos sintomas, o aumento de tamanho da hernia e para diminuir as complicações.
4 – Pacientes com hérnia de hiato (refluxo) devem cuidar da alimentação; “Evite café preto, chá preto e derivados, bebidas alcoólicas, chocolates e achocolatados, assim como alimentos muito ácidos ou condimentados. O ideal é que o paciente não se deite logo após comer e eleve a cabeceira da cama para evitar sintomas.
Uma dose de bebida alcoólica equivale a um cálice de vinho, 225 ml de cerveja ou uma medida de bebida destilada. Os autores do estudo constataram que o álcool, ingerido com moderação, pode ajudar na recuperação de pacientes que passaram por angioplastia.