Área = p . O perímetro representa a soma dos lados de um polígono e o apótema é um segmento de reta que une o centro do polígono ao meio de um dos lados. Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois.
8
As oito faces do octógono e a Terra Vermelha: com quantos lados se faz uma cidade.
Portanto, para um heptágono (7 lados), precisará de 5 triângulos.
Definição de Polígono:
Observe que o número de diagonais aumenta quando aumentamos também o número de lados do polígono. O triângulo possui zero diagonais, o quadrado, duas, o pentágono, cinco, e o hexágono, nove.
Um pentadecágono possui 15 lados. Logo, o número de diagonais que saem de um vértice seu é 15 - 3 = 12 diagonais.
A fórmula n indica o número de lados e n – 3 determina o número de diagonais que partem de um único vértice e a divisão por dois elimina a duplicidade de diagonais ocorridas em um polígono. O octógono possui 20 diagonais. O dodecágono possui 54 diagonais. O número de diagonais de um icoságono é igual a 170.
Diagonais do eneágono de cada vértice partem 6 diagonais.
Quantas diagonais podemos traçar, partindo de um vértice de um polígono convexo de 20 lados? Conheço a fórmula de quantidade de diagonais = n (n-3)/2. O que resultaria em 170.
Cálculo do número de diagonais de um polígono
Temos um pentágono. Se n = 5, então de um vértice partem 5 - 3 = 2 diagonais. Sendo assim, para fazer tal decomposição, basta escolher um vértice do polígono e traçar as n - 3 diagonais possíveis. O único polígono convexo que não é possível fazer isso é o triângulo, uma vez que o mesmo não possui diagonais.
Para esse cálculo, vamos utilizar a fórmula da diagonal: Onde n é o número de lados. Assim, temos: Podem ser traçadas 14 diagonais em um heptágono convexo.
Verificado por especialistas E, como são sete vértices, temos 7*4 diagonais no todo.