Quando fazer
Como realizar a prova de vida? Para realizar a prova de vida, o segurado precisa se direcionar ao banco onde recebe o benefício, levar um documento de identificação com foto como RG, alguns bancos utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.
O governo federal prorrogou até o dia 31 de maio a suspensão da prova de vida para servidores aposentados. A medida deve-se à pandemia do coronavírus e foi publicada hoje no DOU (Diário Oficial da União).
Quem não realizou em setembro/outubro de 2020, realizará em agosto de 2021; Quem não realizou em novembro/dezembro de 2020, realizará em setembro de 2021; Quem não realizou em janeiro/fevereiro de 2021, realizará em outubro de 2021; Quem não realizou em março/abril de 2021, realizará em novembro de 2021.
Anualmente é exigido pelo INSS que os aposentados e pensionistas façam a prova de vida. ... Deste modo, a exigência da prova de vida voltará em junho de 2021, quando os beneficiários terão que comparecer a uma agência do INSS para a comprovação.
A prova de vida é obrigatória para aqueles que recebem o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio da conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Essa prova deve ser feita todos os anos para comprovar que estão vivos e podem continuar recebendo o benefício.
A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.
No dia 23 de fevereiro, o governo informou que mais 5,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS poderão fazer a prova de vida anual por meio do aplicativo Meu INSS. Lá, é feita a biometria facial e não há então exigência do comparecimento presencial ao banco em que o cidadão recebe o benefício.
Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que não fizeram a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro deste ano não poderão ter seus benefícios bloqueados até o final de março.