Trata-se de um conjunto de hábitos, conhecimento, habilidades sociais e de personalidade (incluindo criatividade) incorporados na capacidade de uma pessoa em realizar seu trabalho, de modo a produzir valor econômico. O capital humano é único e difere de qualquer outro capital.
As pessoas e seus conhecimentos, habilidades e experiências constituem o capital humano das organizações, assim como a cultura, os valores, a filosofia da empresa e outros ativos. ... Esses aspectos, portanto, são o fator determinante do futuro da organização.
A resposta é bem simples: investir no capital humano é desenvolver a própria empresa. São as pessoas que estão por trás de todo o andamento dos projetos, das negociações e de todo o sucesso do empreendimento. E é justamente por isso que muitas organizações estão (ou deveriam estar) em um processo de transformação.
O capital humano leva em conta os atributos que um colaborador adquiriu através de experiência, educação e perícia. Se utilizando desse termo e conceito, as empresas podem enxergar e valorar ainda mais a capacidade de seus funcionários independente de seus cargos e níveis.
O trabalho de desenvolver o capital humano numa empresa estimula a colaboração, respeito e a satisfação coletiva entre os funcionários. Quando bem feita, a gestão do capital humano organizacional pode reduzir os níveis de estresse relacionados ao trabalho, fofocas e brigas no ambiente corporativo.
O capital humano de uma empresa se revela como o verdadeiro pote de ouro. São as pessoas que geram capital por meio daquele conjunto apresentado por Shultz: conhecimentos, habilidades e competências. Contudo, é a capacidade de inovar a que pode gerar um valor ainda mais alto para sua companhia.
Para Stewart (1998), o capital intelectual é a soma do conhecimento de todos numa empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva e constitui a matéria intelectual – conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência – que pode ser utilizada para gerar riqueza.
As empresasestão investindo no capital intelectual para aumentarem a sua vantagem competitiva, criatividade e inovação através de idéias, sendo que as idéias provém do conhecimento e o conhecimento está nacabeça das pessoas.
O capital ambiental é definido como o conjunto de fatores que descrevem o ambiente onde a organização está inserida. ... A mesma questão poderia ser formulada da seguinte forma: será que existe no Brasil ambiente favorável para empreendimentos dessa natureza? 2.
- Capital Intelectual é formado por: capital humano, capital estrutural e capital dos clientes. - Capital Humano: são a qualificações, habilidades, conhecimento e a criatividade das pessoas. - Capital Estrutural: é a parte que pertence a empresa como os bancos de dados e os manuais de procedimentos.
Resumo. O capital intelectual é percebido como um recurso estratégico dentro das empresas, pois sugere-se que é capaz de influenciar a capacidade de inovar. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo verificar a existência da influência do capital intelectual na inovação em empresas incubadas de Santa Catarina.
O capital intelectual é a soma do conhecimento e de informações de todos os colaboradores de uma organização. ... A gestão de conhecimento é responsável por formalizar e sistematizar os processos de gestão, identificação e controle do capital intelectual.
Segundo Edvinsson e Malone (1998), o Capital Intelectual pode ser composto por seis capitais que vazem parte da estrutura de valor de mercado de uma organização: o humano, estrutural, de clientes, organizacional, de inovação e de processos. ... É justamente nele que se iniciam os processos de inovação.
Peter Drucker
Por representarem seu capital intelectual, os colaboradores são considerados recursos intangíveis das organizações, contratados para agregar valor às organizações através de suas competências, ou seja, seus conhecimentos, habilidades e atitudes.
A formação intelectual dos cientistas deveria significar que o profissional passaria do universo das representações cotidianas para o do pensamento complexo. Sendo assim, eles deveriam ser portadores de um pensamento complexo. Porém, isto nem sempre ocorre, ou melhor, raramente ocorre.