A tela de Portinari de 1937, intitulada "Os retirantes", pode ser interpretada como: ALTERNATIVAS. um exemplo de retrato da realidade dura vivida por uma família retirante. ... Nela se tem a essência do patriotismo e os retirantes são exemplos disso.
Cândido Portinari, artista plástico responsável pelo quadro Os Retirantes, obra que retrata o sofrimento e a seca nordestina. ... Os traços fortes, as cores fechadas focadas em tons de preto, cinza e marrom, buscam retratar a dura realidade desta parte da população brasileira.
Na obra Os Retirantes, Candido Portinari expõe um estilo expressionista de pintura. Os traços fortes, as cores fechadas focadas em tons de preto, cinza e marrom, buscam retratar a dura realidade desta parte da população brasileira.
Põe em prática a decisão de retratar nas suas telas o Brasil – a história, o povo, a cultura, a flora, a fauna... Seus quadros, gravuras, murais revelam a alma brasileira. Preocupado, também, com aqueles que sofrem, Portinari mostra em cores fortes a pobreza, as dificuldades, a dor.