1 trancado, cerrado, encerrado, ocluso, coberto, tapado, tampado, lacrado, selado, apertado, abotoado. Que tem passagem ou atividade impedida: 2 impedido, inacessível, vedado, bloqueado, interditado, obstruído.
1 mau, maldoso, maligno, malfeitor, mal-intencionado, maldito, cruel, perverso, bárbaro, desumano, insensível, inumano, desalmado, desapiedado, impiedoso, implacável, inclemente, duro, ruim, atroz, tirano, facínora, fera, feroz, fero, algoz, bandido, celerado, criminoso, sanguinário, sanguinolento, selvagem, truculento ...
5 malvado, perverso, cruel, desumano, desalmado, detestável, desprezível, maléfico, malévolo, maldoso, malicioso, vil, sórdido, impiedoso, ímpio, grosseiro, irritadiço, agastadiço, irascível, genioso.
Quem comete injúria está ofendendo a dignidade de uma pessoa com insultos e xingamentos. Ou seja, utilizar adjetivos negativos para se referir a uma pessoa, afetando a sua dignidade ou autoestima. ... A pena para o crime de injúria é a detenção de um a seis meses ou o pagamento de multa.
Assim, quem, ao xingar seus vizinhos, incide em algum crime – calúnia, injúria ou difamação, na maioria dos casos – poderá ser chamado a responder judicialmente. Mas é importante lembrar que, durante a Ação Penal, diversas circunstâncias podem ser trazidas para afastar a punição da pessoa.
Independentemente de ter razão em uma demanda, qualquer pessoa pode iniciar um processo judicial. O direito de buscar o Judiciário por meio de ação é totalmente independente do acerto ou desacerto da pretensão que o autor possui e que expressa por meio da ação judicial.
Conceito. A injúria é a ofensa ao decoro ou dignidade de terceiro. O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, assim como o sujeito passivo sendo, entretanto, excluídas do sujeito passivo as pessoas que não possuem capacidade de entender.
A calúnia e a difamação são crimes contra a honra objetiva, ou seja, que atingem a reputação do indivíduo perante a sociedade. Já a injúria afeta a honra subjetiva – em outras palavras, o sentimento de respeito pessoal.