O relevo é modelado externamente através de processos erosivos. Dentre os agentes externos, o que mais se destaca na formação do relevo são as forças das águas. Isso acontece porque a água da chuva produz enxurradas e deslizamentos de terra em encostas. Não pare agora...
Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica. Eles agridem a superfície terrestre, fazendo, nela, formatos e tamanhos diferentes.
De maneira natural, a água é o principal agente erosivo. No entanto não é o único. Vejamos: A água das chuvas que atua sobre solos e rochas é o mais ativo dos agentes erosivos.
Os principais agentes internos que atuam no relevo são: Tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo. Os principais agentes externos que atuam no relevo são: Ventos, chuvas, neves, seres vivos e alternância de temperatura.
Forças internas São três os agentes internos do globo: o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.
Os agentes internos ou endógenos também são chamados de modeladores e costumam ser subdivididos em três grupos: o tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo. Tectonismo: Também chamado de diastrofismo, é todo e qualquer movimento realizado a partir de pressões advindas da região localizada sobre o magma da Terra.
Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).
Os agentes endógenos, também chamados de agentes internos, são aqueles que atuam abaixo da superfície ou que são oriundos de fenômenos internos. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.
Agentes endógenos do relevo
Os fatores responsáveis pela modelação do relevo de causa externa são as chuvas, o vento, as mudanças no clima, tempestades, derretimento ou formação de geleiras, além das interferências do homem na natureza.