Na taxonomia, a categoria Classe possui maior variedade de seres vivos, por ser mais generalizada que a categoria Família.
Os artrópodes ocupam os diferentes ambientes terrestres e é o grupo mais diversificado. Entre a classe dos artrópodes podemos citar crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes e insetos.
A ordem do maior ao menor grau de parentesco é: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.
As aves são animais vertebrados que se destacam pela presença de suas penas, uma característica exclusiva desse grupo. Muitas espécies apresentam a capacidade de voo, mas nem todas voam, havendo espécies nadadoras e corredoras.
3ª Momento: Identificando os animais mamíferos. O professor deverá espalhar, na roda, imagens de diversos tipos de animais, como: aves, peixes, crustáceos, répteis e mamíferos. Solicitar que as crianças selecionem apenas as imagens dos animais mamíferos.
São eles aqueles capazes de transmitir doenças, como as baratas, ratos e mosquitos. Eles se tornam um problema quando há a sua superpopulação, ou seja: quando existem muitos deles. Para que esses animais não nos prejudiquem, é necessário que alguns cuidados sejam tomados.
Os animais vivíparos são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo materno. Diferentemente do animais ovíparos, que nascem dos ovos, nesses animais o embrião é envolvido pela placenta e depende da mãe para sua nutrição e desenvolvimento.