No Brasil a reprodução desta espécie começa em julho ou agosto e, após a primeira desova, a fêmea pode voltar a desovar após 20 dias. Entretanto é preciso que a temperatura se mantenha amena.
Uma fêmea grávida às vezes desenvolve um "ponto gravídico" no abdômen perto abertura de ar da parte traseira. Ele costuma ser preto ou vermelho e torna-se mais pronunciado no decorrer da gravidez. Alguns peixes já têm este ponto, mas na gravidez ele ficará mais claro ou mais escuro.
Carvão ativado trocado a cada 20 dias. Alimentação: Spirulina Tetra ou Sera (granulada), ervilhas frescas cozidas, Artêmias vivas e larvas de mosquito eventualmente. No verão, quando o apetite aumenta, ofereço também folhas de escarola ou alface esporadicamente.
Ovíparos. Nesse mecanismo biológico, a fêmea costuma liberar os óvulos de seu organismo em trechos de águas mais calmas. Depois disso, as células reprodutoras femininas são fecundadas pelo espermatozoide do macho. Em seguida, os óvulos já fertilizados navegam pela água ou caem no fundo do aquário ou do rio.
De maneira geral, as fêmeas costumam ser mais largas e corpulentas que os machos. Por outro lado, eles tendem a apresentar cores mais vibrantes e barbatanas mais longas.
Quais são os 4 melhores peixes para consumir na dieta?
Saiba mais sobre os que mais fazem sucesso no país e sugestões:
7 tipos de peixes saborosos que devemos provar
Para uma peixada de surpreender a família basta optar por peixes que tenham uma consistência mais firme, como o robalo, o cação, a cavala e a pescada amarela. Ingredientes e temperos: em receitas de peixada, o peixe costuma vir acompanhado de legumes, como cenouras, batatas, tomates e pimentões.
A gíria “peixada” é usada para dizer que uma pessoa conseguiu algo pois tinha contatos influentes, e não por mérito próprio.