O calendário, o valor do imposto e as condições para ter isenção, variam de estado para estado. Porém, o destino do dinheiro arrecadado é mesmo no Brasil inteiro. Essa taxa obrigatória é revertida em melhorias e na manutenção das ruas e rodovias, mas não só isso.
O valor do IPVA não é único para todos os veículos, ele varia de acordo com o valor venal do veículo e a alíquota do Estado onde ele foi registrado. Confira a tabela. Como calcular o IPVA? A conta para calcular o IPVA é bem simples: Valor do veículo X Alíquota100.
As alíquotas no estado para o IPVA 2021 são de 4% do valor venal para automóveis, 3% para motos, 2% para motocicletas e similares e 1% para automóveis de locadoras.
No caso de veículo novo, o imposto será calculado de forma proporcional ao número de meses restantes do ano civil, incluído o mês da ocorrência do fato gerador. Por exemplo: um veículo novo adquirido em junho pagará um imposto proporcional de 7/12, pois restam 7 meses no ano civil (junho a dezembro).
Base de cálculo é o valor de mercado do veículo, conforme a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
2%
O cidadão deve acessar a conta com o cadastro gov.br, ou com os dados do cadastro feito em banco conveniados.
Como gerar boleto para pagar o IPVA SP em 2021 Para pagar o IPVA, o proprietário pode usar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou o aplicativo Poupatempo Digital, disponível para Android e iOS. O pagamento poderá ser feito diretamente também em toda a rede bancária autorizada, inclusive por meio de cartão de crédito.
A taxa pode ser recolhida pela internet, caixa eletrônico ou no guichê de caixas das seguintes agências: Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Safra, Citibank, Banco Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. Para o pagamento do IPVA, consulte www.fazenda.sp.gov.br.