Os equinodermos podem ser divididos em cinco classes: Asteroidea (estrelas-do-mar), Ophiuroidea (estrelas-serpentes), Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia), Holothuroidea (pepinos-do-mar) e Crinoidea (lírios-do-mar).
Os equinodermos são animais triblásticos celomados. Ao contrário dos demais invertebrados, o orifício embrionário primitivo (blastóporo) dos equinodermos não dá origem à boca, mas ao ânus. Portanto, assemelham-se mais aos vertebrados que, assim como os equinodermos, são por isso chamados de animais deuterostômios.
Podemos afirmar que a simetria radial dos equinodermos é considerada secundária porque esses animais possuem ancestrais e fases larvais com características de simetria bilateral.
Os cnidários são animais diblásticos, sendo seu corpo formado por dois folhetos embrionários: a ectoderme e a endoderme. ... Esses animais exibem uma simetria radial, o que significa que partes semelhantes do seu corpo estão repetidas ao redor de um eixo central.
A simetria radial é aquela em que o corpo do animal pode ser dividido em vários planos dispostos em torno de um eixo longitudinal. Animais com esse tipo de simetria recebem o nome de radiados.
a importancia ecologica dos equinodermos é bastante consideravel devido ao seu papel de " predador do topo da cadeia alimentar " , podem alterar a composição das espécies de qualquer nicho ecológico, mantendo o equilibrio dos ecosistemas.
A semelhança entre os equinodermos e os cordados, ou seja, os animais vertebrados, é a existência de notocorda, ou seja um sistema nervoso que é protegido, apresentam também sistema circulatório fechado para as trocas gasosas, ... Os equinodermos são animais que habitam o ambiente marítimo.
1. Enterocelomados. Se refere aos animais cujos celomas (cavidade onde ficam os órgãos) são formados pela invaginação das células do centro da mesoderme. Os cordados são também enterocelomados.
Os protocordados são animais cordados invertebrados. O grupo possui poucos representantes e todos são pequenos animais marinhos. Os protocordados representam os cordados mais primitivos. ... Durante a fase embrionária, todos os cordados apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.
Os cordados são animais pertencentes ao filo Chordata. Nesse filo estão inclusos os animais vertebrados que possuem algumas características, como: corpo segmentado, circulação fechada, coração ventral, simetria bilateral, sistema digestório completo, endoesqueleto, dentre outras.
Cephalochordata é um dos subfilos do filo Chordata com mais ou menos 30 espécies. Cefalocordados são animais pequenos (centímetros de comprimento) finos, com corpo achatado lateralmente (como o corpo dos peixes), transparentes e vivem enterrados em substratos arenosos deixando apenas a cabeça aparente.
Os animais craniados são todos aqueles que possuem um crânio, caixa óssea ou cartilaginosa que envolve o cérebro e os órgãos da visão, olfato e o ouvido interno. Todos os mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios pertencem à este grupo. Animais vertebrados são aqueles que possuem uma coluna vertebral segmentada.
Ascídias são organismos marinhos que, em sua maioria, vivem fixados a substratos consolidados desde as regiões costeiras até às grandes profundidades. Apesar de serem cordados, apresentam um plano corporal adulto muito modificado em função de seu hábito de vida.
Resposta. Cordados - Urocordados e Cefalocordados. ... Os urocordados e cefalocordados caracterizam-se por não possuírem coluna vertebral, encéfalo ou vértebras, o que lhes valeu a denominação de protocordados. Os urocordados apresentam notocorda apenas na fase larval e é restrita à região caudal.
Cordados é um filo de animais que possuem notocorda, tubo nervoso dorsal e fendas faríngeas; Protocordados são um grupo de cordados primitivos, surgido a 500 milhões de anos atrás.
Pertencentes ao subfilo Urochordata, os urocordados são animais marinhos e sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato. Esses animais apresentam notocorda apenas em sua fase larval e têm como principal representante a ascídia, que pode ser encontrada vivendo solitária ou em colônias em todas as regiões do planeta.
A principal diferença entre os protocordados e os vertebrados diz respeito a presença de notocorda nos protocordados. Além disso, os protocordados são somente animais marinhos e os vertebrados podem ser de vida terrestre ou aquática.
Resposta. Resposta: A principal diferença entre os protocordados e os vertebrados diz respeito a presença de notocorda nos protocordados. Além disso, os protocordados são somente animais marinhos e os vertebrados podem ser de vida terrestre ou aquática.
A principal característica dos protocordados é a ausência de crânio e coluna vertebral, ou seja, são invertebrados. Os protocordados não apresentam uma cabeça diferenciada. Alguns, como o anfioxo, possuem o formato do corpo que lembra ao de peixes.