Tipos de capacitores.
Os capacitores estão presentes em flashes das máquinas fotográficas, ventiladores e muitos outros aparelhos eletro-eletrônicos do nosso dia-a-dia”1. Denomina-se capacitor ou condensador o conjunto de condutores dielétricos arranjados de tal forma que se consiga armazenar a máxima quantidade de cargas elétricas.
A aplicação de uma tensão de polaridade reversa, ou uma tensão que exceda a tensão de trabalho nominal máxima de apenas 1 ou 1,5 volts, pode destruir o dielétrico e, portanto, o capacitor. A falha dos capacitores eletrolíticos pode ser perigosa, resultando em explosão ou incêndio.
Capacitores de poliéster: são um tipo de capacitor bastante compacto, formado por folhas de poliéster e alumínio. ... Capacitores variáveis: são os que possuem válvulas capazes de controlar a distância entre as placas ou a sua área de contato, largamente utilizados em aparelhos valvulados, como rádios e televisores antigos.
Os capacitores, se bem que tenham por função armazenar cargas elétricas, são diferentes quanto a outras propriedades que são importantes numa montagem eletrônica. Por exemplo, os capacitores de poliéster não respondem as variações de sinais de altas frequências tão bem quanto os cerâmicos.
Lembre-se: reconhecer um capacitor de tântalo SMD é fácil. Ele sempre terá uma faixa em cor diferente do restante da carcaça marcando o polo positivo, poderá ter a cor amarela ou preta, formato retangular e o encapsulamento normalmente é feito de epóxi.