Podemos afirmar que ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Esses átomos unidos podem formar moléculas ou sólidos covalentes. ... Nas ligações covalentes, os elétrons ficam simultaneamente entre os átomos.
Qual a principal característica de ligações covalentes ou moleculares? Ocorre um compartilhamento de pares de elétrons dos átomos das moléculas. ... Ocorre transmissão de energia elétrica entre uma molécula e outra. Ocorrem doação e recebimento permanente de elétrons.
Bom, a ligação química se estabelece entre os elétrons da camada mais externa da eletrosfera (camada de valência). Para tanto, duas características são essenciais: A força de atração eletrostática que existe entre as cargas elétricas de sinais opostos; A tendência que os elétrons têm de formar pares.
ligação covalente
A ligação de hidrogênio, muitas vezes erroneamente referenciada como ponte de hidrogênio, é um dos tipos de interação intermolecular (os outros são íon-dipolo, dipolo-dipolo e forças de London) – portanto não pode ser considerada uma ligação covalente – que confere certa estabilidade nas ligações com átomos de alta ...
A amônia, também chamada de amoníaco, é uma substância química composta por três átomos de hidrogênio e um de nitrogênio ligados através de três ligações simples. ... O caráter básico da amônia deve-se ao par de elétrons não ligantes do nitrogênio, que apresenta a capacidade de aceitar o íon H+ que vem dos ácidos.