As cartilagens ímpares são a tireoide, cricoide e epiglote, enquanto as pares são as aritenoides, cuneiformes e corniculadas.
Exerce função respiratória e fonatória, e também impede a entrada de partículas estranhas nas estruturas respiratórias. Possui nove peças cartilaginosas: cartilagem tireoidea, epiglote e cartilagem cricoide; e as cartilagens cuneiforme, corniculada e aritenoide, que se apresentam em pares.
A cartilagem cricóide, ou simplesmente cricóide (grc. κυκλοειδής= "em forma de anel"), é um anel formado por cartilagem hialina e constitui a parte inferior da laringe, ligando-se à traqueia.
Na bifurcação traqueal existe um marco anatômico conhecido como carina, que é uma crista apontando superiormente em sua superfície interna. Vista anterior e posterior das estruturas da traqueia e dos brônquios (18 estruturas).
A parte inferior da junção dos brônquios principais é ocupada por uma saliência ântero-posterior que recebe o nome de Carina da traquéia, e serve para acentuar a separação dos dois brônquios. Os brônquios principais fazem a ligação da traquéia com os pulmões.
A traqueia é um órgão tubular e cilíndrico que faz parte do sistema respiratório dos mamíferos. Ela está localizada entre a laringe e os brônquios. Num ser humano adulto a traqueia mede entre 15 e 20 cm e cerca de 1,5 cm de diâmetro.
Laringe
A traqueobronquite é uma inflamação na traqueia e nos brônquios que gera sintomas como tosse, rouquidão e dificuldade para respirar devido ao excesso de muco, que faz com que os brônquios fiquem mais estreitos, dificultando o funcionamento do sistema respiratório.
Um ótimo remédio caseiro para a faringite é o suco de abacaxi com própolis e mel porque ele possui vitamina C e outras propriedades que fortalecem o sistema imune, facilitando a cura da doença.
O tratamento da faringite crônica que não está relacionada a agentes infecciosos se baseia no alívio e eliminação dos sintomas. É necessário realizar hidratação adequada, gargarejo com solução salina e inalação com vapor d'água.
Tratamento: antibióticos quando for de origem bacteriana; analgésicos ou anti-inflamatórios caso o paciente tenha muita dor ou febre. Também podem ser usados anestésicos locais na forma de spray ou pastilhas.