Confira algumas funções para as quais o curso de Logística prepara:
A logística reversa é uma área que se responsabiliza por gerenciar o fluxo físico de produtos, desde o ponto de consumo até seu local de origem. A logística reversa é uma área da logística empresarial que tem a função de gerenciar e operacionalizar o retorno de bens materiais após sua venda e consumo.
O processo de logística reversa recolhe e reutiliza os resíduos do processo produtivo e devolve-os para reaproveitamento. Ou, na impossibilidade de reuso, efetua ações para que sejam descartados com o menor impacto possível ao meio ambiente. Tudo isso deve ser feito da maneira mais ágil e menos onerosa possível.
A importância da logística reversa está presente no contexto empresarial, onde além de ser um diferencial competitivo, está ligada as questões ambientais direcionado o resíduo gerado de forma correta e reversa e ligada as questões legais, tornando a empresa ecologicamente correta e viável para o consumidor e ...
REUTILIZAR – RECICLAR – REDUZIR – LOGÍSTICA REVERSA Por meio de um melhor aproveitamento na destinação dos bens inservíveis, o tema eficiência energética terá assim sua disseminação com exemplos práticos ligados ao ambiente escolar.
A logística reversa não é obrigatória no Brasil para a maior parte das empresas. Contudo, há alguns segmentos em que a prática já é obrigatória. Alguns dos setores abordados pela legislação são: fabricantes de pneus, pilhas e baterias, químicos contaminantes e materiais radioativos.
É o processo logístico reverso no qual a postagem da encomenda para devolução é realizada pelo consumidor nas agências dos Correios. No momento da postagem, o remetente da encomenda informa ao atendente da agência o Código de Autorização de Postagem (E-ticket) fornecido pela contratante para utilização do serviço.