Dentre os motivos que levaram o fim das políticas socialistas vemos:
Os fatores que levaram ao fim da URSS são: Incapacidade de acompanhar os avanços sofridos pelo Ocidente, em se tratando de tecnologia, mas também de qualidade para a população em geral. Além disso, podemos citar reformas que foram completamente mal conduzidas e levaram à redução da qualidade de vida da população.
Os historiadores atribuem dois acontecimentos importantes para o fim da Guerra Fria: a queda do Muro de Berlim, em 9 novembro de 1989 e o fim da União Soviética, em 1991. O conflito ideológico só foi terminado graças às negociações estabelecidas por Ronald Reagan e Mikahil Gorbachev durante a década de 80.
O autoritarismo, com a censura à imprensa e as mais diversas formas de manifestações populares; Controle da Igreja e demais religiões; Enfraquecimento da disciplina do Partido Comunista devido à divisão ideológica; Guerra Fria e a pressão do Ocidente.
A União Soviética surgiu como resultado direto da Revolução Russa, que aconteceu em 1917 e transformou a Rússia em uma nação socialista. As transformações nesse levaram à sua unificação com outras repúblicas soviéticas no começo da década de 1920.
A chamada União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou, simplesmente, URSS, formada em 1921 sob o comando de Vladimir Lenin, um dos principais líderes da Revolução Russa de 1917, chegou ao seu fim no ano de 1991.
A principal diferença entre a Rússia e a União Soviética é que a Rússia é o nome de um único país da Ásia, enquanto a União Soviética era o nome da antiga federação da República Comunista compreende quinze repúblicas. A Rússia, também chamada de Federação Russa, é o maior país do mundo e o nono mais populoso do mundo.
Foto: Wikimedia Commons. Rússia, Letônia, Lituânia, Estônia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Moldávia, Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão.
Em junho, a Rússia, a maior delas, proclamou sua soberania com o estímulo de Boris Yeltsin, grande adversário político de Gorbachev. Em março de 1990, a Lituânia declarou independência. Em janeiro de 1991, as tropas soviéticas intervieram (13 mortos) mas acabaram por se retirar. Moscou perdia novamente.
A troika foi oficialmente conhecida como a liderança coletiva, e consistia de Leonid Brezhnev como Primeiro Secretário, Alexei Kossygin como Premier e Anastas Mikoyan como Presidente do Presidium do Soviete Supremo da URSS.
A Economia da Rússia é profundamente marcada não tão somente pela herança da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da qual herdou 62% do potencial produtivo, mas também pelas reformas neoliberais praticadas no país a partir da década de 1990.
Chamada de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), era uma nação socialista que surgiu como resultado direto da Revolução Russa de 1917. ... Por ser a primeira nação socialista da história, a URSS foi o símbolo dessa ideologia em todo o mundo e ocupou a posição de potência durante a Guerra Fria.
Resposta: A Desestalinização refere-se ao processo de eliminação do culto da personalidade e do sistema político stalinista criado pelo líder soviético Josef Stalin. ... O processo de desestalinização começou com um fim ao papel do trabalho forçado em grande escala na economia.