Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo. ...
As vantagens do capitalismo se dão nas oportunidades de crescimento, enquanto as do socialismo pode - se ver a igualdade da sociedade. Já como desvantagem do capitalismo pode - se cer a exploração de algumas classes, já no socialismo como desvantagem pode - se ver a falta de recursos por parte da população.
Desigualdade social: como o objetivo principal do capitalismo é a obtenção do lucro e da acumulação de riquezas, o que ocorre nesse sistema é o enriquecimento de uma pequena parcela da população – geralmente os proprietários dos meios de produção – e o empobrecimento das camadas mais baixas.
Resposta. → Expansão (impacto no meio ambiente)→ Poluição→ Conflitos (econômicos, políticos e concorrência)→ Competição→ Desunião→ Preconceito/discriminação→ Irresponsabilidade (desvalorização do material).
No que tange à configuração atual do capitalismo no Brasil, face ao exposto, pode-se dizer que ela é marcada por um elevado grau de concentração e centralização de capitais, em que os setores que produzem valor e os setores que portam juros – vulgarmente chamados de capital produtivo e capital “financeiro” (os bancos) ...
Resposta. O capitalismo afeta em todos os sentidos, na vida pois temos que trabalhar muito para sobreviver, nos costumes pois somos forçados a consumir para manter vivo o capitalismo, nos costumes, até nas relações pessoais. Somos bombardeados de informações para manter vivo o consumo e manter este mundo funcionando.
Ao longo do século XIX e início do século XX, o desenvolvimento do capitalismo levou a uma intensa concentração de capital, com a criação de grandes conglomerados econômicos; à transformação de um grande contingente de pessoas em trabalhadores assalariados e ao surgimento de inúmeros países, que pretendiam criar as ...
O acesso aos bens e serviços para a classe trabalhadora é mais difícil, no campo da educação não é diferente haja vista que a maior função desta é gerar mão-de-obra para o mercado de trabalho e, consequentemente, a classe dominante acumula mais capital para explorar mais trabalhadores, através de sua política econômica ...
A partir dessas reflexões, concluiu-se que, a relação estabelecida entre capitalismo e educação, considerada por diferentes autores como prática social, se dá devido ao fato de ambos serem regidos pela lógica do capital e sua ideologia liberal.
Segundo Gentilli (1996), a falta de políticas públicas nos campos educacionais, faz com que o capitalismo transfira a educação para a esfera mercadológica, ou seja, consomem aqueles que podem pagar por ela.
Maior crise econômica do capitalismo Entre os principais motivos que levaram a crise está o crescimento descontrolado da produção americana, assim como a quebra da bolsa de valores. O colapso afetou em graus diferentes diversos países, mesmo a economia americana sendo a principal base mundial na época.
A globalização econômica – aumento de comércio exterior e redução de tarifas – favorece o crescimento e a diminuição da pobreza.
Globalização econômica é o processo econômico e social que estabelece a integração entre países e pessoas do mundo todo. ... Dentro desse contexto, várias associações entre países surgiram como o Mercosul, APEC, Nafta, etc. Associando-se em blocos econômicos, os países conseguem mais força nas relações comerciais.
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. ... Com a abertura de capitais, houve maior inserção das indústrias e companhias multinacionais no Brasil.
Globalização econômica é o processo econômico e social que estabelece a integração entre países e pessoas do mundo todo. Explicação: Através dele, empresas, países e instituições realizam trocas financeiras, culturais e comerciais sem restrições ideológicas.
Globalização é o ato ou efeito de globalizar. Historicamente, o processo consiste no aumento das relações entre os países a partir da diminuição das suas distâncias. Essas relações são principalmente econômicas, mas também sociais, culturais ou políticas.
A globalização ou mundialização do espaço geográfico é caracterizada pelo processo de interligação econômica, política, social e cultural, em nível global. ... Pois a abertura econômica realizada por esses países proporcionou que essas empresas expandissem seu foco de atuação.