Urano, assim como Saturno, possui anéis em sua estrutura, mas eles não são luminosos. Pesquisas apontam que esses anéis são formados por partículas de poeira e blocos de gelo.
“Geleira do Juízo Final” é analisada por submarino pela primeira... De todos os planetas do Sistema Solar, Saturno é o mais conhecido por ter anéis de rocha e gelo. Porém, todos os quatro planetas externos – o já citado Saturno e Júpiter, Urano e Netuno – apresentam anéis, mais ou menos visíveis.
E tal como Júpiter, são muito escuros, mas como os de Saturno, são compostos na sua maioria por grandes partículas até 10 metros em diâmetro, sem contar com partículas de pó fino. Existem 11 anéis conhecidos, todos muito ténues; o mais brilhante é conhecido com o anel Epsilon.
Satélites de Galileu ou grupo principal é composto pelos quatro maiores satélites de Júpiter: Io, Europa, Ganímedes e Calisto, organizados em ordem crescente de distância do planeta.
Satélites de Saturno
Júpiter sendo um único planeta maciço com luas relativamente pequenas (relativamente à sua massa) não faz com que elas se influenciem tanto assim. ... O tamanho do pequeno "poço" aumentará à medida que o planeta se afastar do sol e também quando o planeta for mais maciço.
Lua
Lua
Os satélites são corpos celestes que giram em torno de planetas pela força da gravidade. Podem ser naturais como a Lua que gravita em torno da Terra ou artificiais que são veículos espaciais colocados na órbita de um planeta, de outro satélite ou do Sol.
Satélite artificial é qualquer corpo feito pelo ser humano e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro corpo celeste. Até hoje já foram efetuados milhares de lançamentos desses corpos ao espaço, mas a maioria já está desativada.
Significado de Satélite substantivo masculino Objeto sólido que gira em torno de um planeta: a Lua é o satélite natural da Terra; Saturno tem 18 satélites naturais. [Figurado] Indivíduo que, por devoção, acompanha outro em todos os momentos; amigo inseparável.
Resposta: Um satélite natural é um corpo celeste que orbita em torno de um planeta ou outro corpo maior. Dessa forma, o termo satélite natural poderia se referir a planetas anões orbitando a uma estrela, ou até uma galáxia anã orbitando uma galáxia maior. Por exemplo a Lua é um satélite natural da Terra.
Resposta. Satélites naturais são corpos rochosos que orbitam os planetas. Um satélite natural ou lua (em letra minúscula) ou ainda planeta secundário é um astro que circula em torno de um planeta principal, isto é, não orbita em torno de uma estrela. Por exemplo, a Lua é um satélite natural da Terra.
Júpiter
Um satélite é um objeto no espaço que orbita ou circunda um objeto maior; entretanto, existem dois tipos de satélites: os naturais, que, como o nome sugere, provém da natureza (como a Terra orbitando o sol ou como a lua orbitando a Terra) ou os artificiais, que são criados pelo homem (como a Estação Espacial ...
Os satélites artificiais são equipamentos construídos pelo homem que, após serem lançados no espaço, permanecem em órbita ao redor da Terra. Esses equipamentos tornaram-se fundamentais para uso de tecnologias na Terra, comunicação e estudos sobre o planeta.
Os Satélites Artificiais são equipamentos criados pelo homem com o intuito de explorar o Universo. São corpos lançados no espaço por meio de foguetes destituídos de tripulação que orbitam os planetas, outros satélites ou o Sol, sendo utilizados para o aprofundamento dos estudos acerca do sistema solar.
Isto é: estrelas apresentam luz própria, são corpos celestes dotados de luz; os planetas são corpos celestes que giram justamente ao redor destas então estrelas, e os satélites podem ser evidenciados como corpos que giram ao redor dos planetas, sem luz própria.
Mercúrio, Júpiter, Vênus, Marte e Saturno poderão ser vistos a olho nu, pela primeira vez em 10 anos e estarão alinhados entre o horizonte e a lua. Para esse momento raro, você pode usar o aplicativo SkyView Free, que utiliza a câmera do seu celular para identificar estrelas, planetas, constelações, sendo dia ou noite.
Uma das maneiras mais fáceis de se diferenciar uma estrela de um planeta durante a noite é ver se o corpo celeste cintila ou tremeluz. É possível fazer isso a olho nu, caso o observador tenha uma visão clara do céu e seja paciente. As estrelas cintilam e tremeluzem — daí vem a canção "Brilha, brilha, estrelinha".
A observação de satélites é geralmente feita a olho nu ou com o auxílio de binóculos, já que a maioria dos satélites de órbita terrestre baixa se move muito rapidamente para ser rastreada facilmente por telescópios.
Verdade que a Lua é uma estrela? “Antes de tudo: a Lua NÃO é uma estrela. É um satélite natural da Terra, nosso planeta, que por sua vez, gira em torno do Sol - ele sim é uma estrela”, explica o professor, que adiciona que a superfície tem tons acinzentados e a temperatura em sua superfície varia muito.
Lua = É um satélite, que é um corpo celeste que vaga no espaço ao redor de outro. Estrelas = São corpos celestes luminoso, são formados de gases quentes e plasma que emite luz como resultado das reações que ocorrem em seu interior.
A Lua é um planeta secundário porque gira em volta de um planeta maior, a Terra. A Lua é um satélite (natural) da Terra." ... Por outro lado a figura de planeta secundário simplesmente não existe oficialmente. Existem planetas principais (também designados simplesmente por planetas) e planetas anões.