Nesse local o ramo anterior denomina-se artéria pediosa e suas pulsações são papáveis no dorso do pé, na região lateral ao tendão extensor do grande artelho. No ramo posterior, denominado artéria tibial posterior, suas pulsações são palpáveis ao passar por detrás do maléolo medial do tornozelo.
No pé, as artérias tibiais anterior e posterior continuam como artéria dorsal do pé e artéria plantar, respetivamente. As artérias plantares suprem a pele e os músculos dos lados lateral e medial do pé.
A artéria poplítea, encontrada na parte de trás do joelho e é responsável pela circulação na parte inferior das pernas. Assim como outras artérias do nosso corpo, pode sofrer um quadro de dilatação patológica, conhecida como aneurisma.
As principais artérias do membro inferior são a artéria femoral e sua continuação - a artéria poplítea. A artéria femoral supre a região glútea e a coxa antes de continuar como artéria poplítea no joelho posterior.
Artérias do Membro Inferior – Artéria Ilíaca e Artéria Femoral. Artérias do Membro Inferior – Artéria Ilíaca e Artéria Femoral.
As duas veias superficiais do membro superior são, a cefálica e a basílica. A primeira nasce no lado radial e é ascendente na face anterior da mão, antebraço e braço, desembocando na veia axilar. Drena toda a face lateral da mão, antebraço e braço.
As veias varicosas são veias superficiais das pernas anormalmente dilatadas. Elas podem doer, provocar coceiras ou sensação de cansaço. Os médicos podem detectar veias varicosas examinando a pele. Cirurgia ou o tratamento com injeções podem remover as veias varicosas, mas é comum que novas veias varicosas se formem.
O sistema venoso superficial subcutâneo nas pernas inclui a veia safena magna e a veia safena parva. É através dele que o sangue é transportado a partir da superfície (pele e tecidos subcutâneos), de onde conduz para as veias profundas.
A veia safena magna, safena interna ou grande safena é a veia superficial principal (subcutânea) da perna e da coxa.
Retiramos cirurgicamente um pedaço da veia safena da perna (isso mesmo: a veia safena se localiza na perna!) e colocamos lá no coração.
A telangiectasia, também conhecida como aranhas vasculares, são pequenos 'vasinhos' capilares vermelhos ou roxos, que surgem na superfície da pele, muito finos e ramificados, mais frequente nas pernas e rosto, principalmente no nariz, pescoço, tórax e extremidades superiores e inferiores, sendo mais evidentes nas ...
É essencial uma avaliação. Existem veias bem visíveis que são normais, chamadas veias aparentes. E outras geralmente dilatadas e tortuosas que são varizes e podem ou não gerar sinais e/ou sintomas podendo necessitar ou não de cirurgia.
Como já explicado, as varizes surgem quando ocorre um represamento do sangue nas veias, em geral, por incompetência das válvulas venosas. Os principais fatores de risco são: Sexo feminino: a presença de alguns hormônios, como a progesterona, causam dilatação das veias e favorecem a incompetência valvular.
Qualquer veia pode dilatar, mas, geralmente, as varizes afetam as pernas e os pés....Vinagre de maçã, alho, folhas de videira, azeite, entre outros, podem ajudar a aliviar os sintomas e a aparência das veias dilatadas
Veja as melhores opções.
Os melhores remédios para ajudar a combater novos vasinhos nas pernas são os que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, como:
Após o tratamento com escleroterapia, a veia tratada tende a desaparecer ao longo de algumas semanas e, por isso, pode ser preciso até um mês para observar o resultado final. Este tratamento pode também ser usado em outros casos de veias dilatadas, como hemorroidas ou hidrocele, por exemplo, embora seja mais raro.
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.
Para saber como evitar varizes, confira as sugestões do Dr. Jurandir Marques, especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.
Abaixo listamos algumas dicas para você evitar o aparecimento:
Para evitar varizes o mais importante é evitar ficar longos períodos de pé na mesma posição ou mesmo sentado por longos períodos. Além disso, manter o peso equilibrado e praticar atividade física regular, que trabalhe principalmente a musculatura da panturrilha, são atitudes fundamentais.
Os vasinhos são pequenos vasos sanguíneos, muito superficiais, que possuem a circulação gravemente afetada....Como evitar novos vasinhos nas pernas
Agora que você já sabe tudo sobre vasinhos e varizes, veja quais são os possíveis tratamentos e acabe de uma vez por todas com eles.
Se você tem varizes, é possível controlar o problema e evitar complicações com medidas simples:
Veja as melhores opções.
Os cuidados abaixo vão ajudar você a amenizar estes problemas desagradáveis e a prevenir as varizes na gravidez: