A soleira deve sempre estar alinhada ao piso de nível mais alto e ter o acabamento polido voltado para o ambiente com o piso de nível mais baixo.
As madeiras claras combinam perfeitamente com paredes e portas coloridas, e o material casa bem com vidro e metal, conferindo uma ar fresco e atual ao aposento. Muito se fala em revestimento, mas as portas também podem ser as estrelas da festa, basta caprichar no contraste, seja de cores, seja de materiais.
– Se possível, use a mesma cor das paredes Se a porta for receber pintura, o ideal é que ela seja da mesma cor da maior parte das paredes, como branco, cinza, palha. Para isso basta escolher a mesma cor de tinta usada nas paredes, porém na versão em esmalte, já que a das paredes costuma ser a látex ou a acrílica.
Saiba quais são as cores que mais combinam com tons de madeira
Combinam bem com revestimentos de pedra ou madeira; tons neutros — como cinza, bege e branco. Ideais quando se quer dar destaque a outros elementos, como o paisagismo externo ou a pintura de portas e janelas; tons terrosos — tijolo, vermelho e verde-musgo.
Uma dica importante: a cor branca é neutra e se encaixa bem em qualquer ambiente, já as outras cores podem deixar o forro contrastante demais. Por isso, fique atento com a escolha da cor para não pesar no visual e não tropeçar no restante da decoração.
Use seladores de qualidade para cobrir o forro. Usando o rolo de pintura, comece a pintar como você faria com qualquer outro tipo de parede. Enquanto estiver pintando, verifique se nenhuma rachadura da madeira está visível. Se estiver, será necessário aplicar mais um pouco de reboco.
O rolo de lã de carneiro ou sintético é apropriado para aplicar tintas à base de água, látex PVA ou acrílico. Também há um rolo de lã específico para aplicação de produtos epóxi. Os rolos de espuma são usados para aplicar esmaltes, vernizes, tintas a óleo e complementos como fundos de madeira e metal.
tinta esmalte
Veja como pintar forros envernizados. 1° Passo – com uma lixa de n° 150 lixar levemente as partes mais largas da madeira. 2° Passo – com um rolo de referência 1328 da tigre, de uma demão de fundo nivelador branco fosco, preencha os lugares que o rolo não pega com um pincel de cerdas longas.
TINTAS LÁTEX PVA Talvez a tinta para madeira ou MDF mais usada para artesanato e para pinturas feitas em casa.
Tinta PVA
4 tipos de tintas para artesanato que você precisa conhecer
Como pintar madeira: 6 passos da preparação antes de começar